Powered By Blogger

terça-feira, 28 de setembro de 2010

3a. Semana - Neurociências e Doenças Neurológicas com Ênfase em Eplepsia


É a aquisição, a formação, a conservação e a evocação de informações     (  Izquierdo, 2002 )
É a persistência do aprendizado em um estudo que pode ser evocado posteriormente.




As áreas relacionadas á memória são:  HIPOCAMPO
                                                                AMIGDALA
                                                                CORTEX

APRENDIZAGEM
.... é a mudança interna do indivíduo deduzida de uma melhora relativamente permanente em seu desempenho como resultado da prática   (Magil 1984)
É a incorporação de um novo comportamento, contando com a interação de diferentes fatores: EMOCIONAIS, NEUROLÓGICOS, RELACIONAIS, AMBIENTAIS.
O professor é co-autor do conhecimento, pois ao mesmo tempo que ensina, ele também aprende. Há neste caso, uma troca .


3a. Semana - Temas Transversais e Estratégia de Projetos




INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO

LEITURA DE MUNDO



Quando o professor Nilson J. Machado nos fala sobre leitura de mundo, nos faz pensar que não basta saber ler e escrever apenas, mas sim COMPREENDER, INTERAGIR, COMUNICAR-SE, SER CRÍTICO E ATUANTE diante do mundo, das situações, da sociedade e de tudo aquilo que nos rodeia, e que rodeia a sociedade de forma geral, para tanto devemos estar mais próximos da realidade social.

É necessário também um comprometimento por parte das escolas, professores, coordenadores e  alunos.

Após esta fala é apresentado um estudo sobre o Ribeirão Anhumas direcionado por alguns professores de diferentes matérias escolares, porém todos com o mesmo objetivo, estudar de forma mais ampla, complexa e crítica determinada realidade.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Neurociências e Doenças Neurológicas, com Ênfase em Eplepsia - 2a. Semana

NEUROANATOMIA FUNCIONAL - SISTEMAS SENSORIAIS

O Professor Li Li Min fala nesta semana sobre os Sistemas Sensoriais....



Além disso cita também sobre a percepção, algo muito importante e particular de cada indivíduo...
"PERCEPÇÃO é a associação de informações que recebemos do mundo à memória e à cognição para formar conceitos sobre o mundo e sobre nós mesmos e , com isso, orientar nosso comportamento"



O Professor Li Li Min fala também sobre Métodos Investigativos em Neurociências e novas tendências, algumas formas de investigar o cérebro da pessoa sem necessariamente ter que cortà-lo!
Seguem algumas delas...

EEG - Eletroencefalograma



MEG - Magneto encefalografia


PET - Tomografia por Emissão de Positrons

DOT - Tomografia Optica
            Resonância Magnética

domingo, 19 de setembro de 2010

Temas Tranversais e Estratégia de Projetos 2a. Semana

O Professor Ulisses inicia sua aula trazendo um"pensamento" sobre educação e ciência: "OS AVANÇOS PARADIGMÁTICOS DA CIÊNCIA PODEM NÃO SER SUFICIENTES PARA SE CONSTRUIR A DEMOCRACIA, A JUSTIÇA E O BEM ESTAR SOCIAL"

Realmente notamos que os avanços tecnológicos estão acontecendo cada vez mais rapidamente, mas o questionamento que se levanta é: A quem realmente a ciência beneficia?


Será que os avanços da ciência estão realmente preocupados em beneficiar a população de baixa renda?

Assim como a ciência, há também a indagação sobre a educação.... Esta está a serviço de quem?
Será que as escolas possuem a preocupação em trabalhar a Ética, diante das novas dinâmicas familiares existentes? Pois conclui-se que algumas questões éticas, sociais, e morais,  precisam ser trabalhadas de uma forma ou de outra, e a maioria das escolas continuam presas ao modelo disciplinar tradicional.


TRANSVERSALIDADE basicamente são temáticas que:
  • Temas que não cabem exatamente dentro de uma disciplina, mas atravessam todas elas;
  • Estão atreladas à melhoria da sociedade e da humanidade, incluindo temas ético - políticos - sociais;
  • Não é somente incluir um tema qualquer, mas precisa estar atrelado à Epistemologia, isto é, lidar com os problemas e crenças sociais, buscando respostas aos problemas que a SOCIEDADE considera preocupantes;
  • Buscam conectar a escola à VIDA das pessoas;
  • Voltado a uma educação de valores e abertos à novos temas. 



A Professora Valéria Arantes cita que há algumas sugestões temáticas na legislação brasileira educacional, e cada instituição é livre para escolher sua metodologia diante das suas prioridades.  
Porém ha diferentes concepções de Transversalidade: a escola pode  continuar com o eixo temático baseado em repassar seu conteúdo dentro dos campos disciplinares, utilizando assim outros profissionais, ou utilizando-se projetos interdiscisplinares utilizando um único tema aos diversos profissionais da escola ,a transversalidade pode estar ainda incorporada nas próprias disciplinas, temáticas trazidas a medida que surgem as oportunidades e  prioridades  porém,  em todos estes casos, continuam sendo as próprias disciplinas isoladas e faltando sistematização dos trabalhos.

Uma outra concepção é o trabalho temático baseado em conteúdos com foco na sociedade, as matérias passam de central para outras temáticas ALÉM da própria disciplina do professor. Neste caso também não há  disciplinas articuladas entre sí.

E é este o objetivo, promover um trabalho que tenha como ponto de partida um tema relevante da sociedade/ comunidade, articulando as diferentes matérias e professores, e para tanto o entrosamento, a abertura e a troca de idéias é essencial.



terça-feira, 14 de setembro de 2010

Neurociências e Doenças Neurológicas - 1a. Semana

Neurociências: Estudo do sistema nervoso central e suas manifestações, incluindo comportamento e alterações relacionadas a distúrbios de memória, etc.


O SISTEMA NERVOSO  
Divisão do sistema nervoso com base em critérios anatômicos e funcionais:
 
 * O sistema nervoso trabalha juntamente com o sistema endócrino, procurando fazer uma verdadeira integração entre as partes mais distantes do organismo.
*As células típicas deste sistema são os neurônios que conduzem o impulso nervoso. O neurônio é composto por dendritos, corpo celular e axônio. Os dendritos sempre trazem o impulso nervoso para o corpo celular, enquanto o axônio leva o impulso para fora do corpo celular

As setas indicam o sentido da propagação do impulso nervoso
 *Nos vertebrados, surge o sistema nervoso cérebro-espinhal, cuja a sede, representada pelo encéfalo e pela medula raquidiana, e se localiza dorsalmente no animal sendo divido em SNC (sistema nervoso central) e SNP (sistema nervoso periférico).
* O SNC compreende o encéfalo (cérebro, cerebelo, ponte e bulbo) e a medula raquidiana. Nos mamíferos, o cérebro é dotado de sulcos e circunvoluções que oferecem ao cérebro uma superfície muito maior, permitindo o aparecimento de um córtex mais desenvolvido.
* O córtex cerebral é dividido em zonas específicas de sensibilidade e controle motor. Há zonas também de atuação intelectual. O bulbo controla o automatismo da respiração, identificando mudanças na concentração de gás carbônico no sangue, também regulando a frequência dos batimentos cardíacos, secreção de saliva, e reflexos da tosse e do espirro. O cerebelo está relacionado ao equilíbrio e à precisão dos movimentos, e junto com a ponte, controla músculos relacionados à postura do corpo.

Alguns centros nervosos do córtex cerebral

 Fonte:
http://www.sogab.com.br/anatomia/sistemanervosojonas.htm

Temas Transversais e Estratégia de Projetos - 1a. Semana

Através das aulas desta primeira semana é possível perceber que há muito tempo, desde o antigo Egito, a educação de “qualidade” segue de forma elitizada e preconceituosa, e que a responsabilidade por esta passa de órgão em órgão sem que ninguém assuma o processo ensino X aprendizagem de forma justa, democrática, competente e responsável.

Desde o século 17 Inacessível a maior parte da população, hoje diz-se que é diferente, que houve uma Revolução Educacional, e que a educação é para todos! É notável que vários fatores foram significativamente modificados, mas na essência e se analisarmos bem, observamos ainda uma educação para poucos. Digo o REAL ensino x aprendizagem, e não a mera simulação dos mesmos, como se colocassem todos os alunos no mesmo “barco” independente das suas capacidades, individualidades ou “limitações”.

A proposta é que nós, educadores e amantes da profissão, consigamos trabalhar de forma “Interdisciplinar”, seguindo alguns critérios básicos para que realmente ocorra além da assimilação, a reflexão e AÇÃO dos alunos frente à problemáticas , dentre outras questões sociais.