O SISTEMA NERVOSO
Divisão do sistema nervoso com base em critérios anatômicos e funcionais:
* O sistema nervoso trabalha juntamente com o sistema endócrino, procurando fazer uma verdadeira integração entre as partes mais distantes do organismo.
*As células típicas deste sistema são os neurônios que conduzem o impulso nervoso. O neurônio é composto por dendritos, corpo celular e axônio. Os dendritos sempre trazem o impulso nervoso para o corpo celular, enquanto o axônio leva o impulso para fora do corpo celular
As setas indicam o sentido da propagação do impulso nervoso
*Nos vertebrados, surge o sistema nervoso cérebro-espinhal, cuja a sede, representada pelo encéfalo e pela medula raquidiana, e se localiza dorsalmente no animal sendo divido em SNC (sistema nervoso central) e SNP (sistema nervoso periférico).
* O SNC compreende o encéfalo (cérebro, cerebelo, ponte e bulbo) e a medula raquidiana. Nos mamíferos, o cérebro é dotado de sulcos e circunvoluções que oferecem ao cérebro uma superfície muito maior, permitindo o aparecimento de um córtex mais desenvolvido.
* O córtex cerebral é dividido em zonas específicas de sensibilidade e controle motor. Há zonas também de atuação intelectual. O bulbo controla o automatismo da respiração, identificando mudanças na concentração de gás carbônico no sangue, também regulando a frequência dos batimentos cardíacos, secreção de saliva, e reflexos da tosse e do espirro. O cerebelo está relacionado ao equilíbrio e à precisão dos movimentos, e junto com a ponte, controla músculos relacionados à postura do corpo.
Alguns centros nervosos do córtex cerebral
Fonte:
http://www.sogab.com.br/anatomia/sistemanervosojonas.htm

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.