Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

3a. Semana - Saúde na Escola

TDAH
Prof. Paula Fernandes
Não precisamos, como professores, fazer o DIAGNÓSTICO do TDAH, mas precisamos ter informações para identificar crianças que precisem de acompanhamento.
Algumas são agitadas naturalmente, nem toda criança com características de agitação tem realmente o TDAH.
“É um transtorno comportamental e neurobiológico, de causas genéticas e ambientais, que aparece na infância e pode acompanhar a pessoa por toda vida sofrimento"
*Caracterização pela tríade sintomatológica:
-Desatenção
-Hiperatividade
-Impulsividade
                               PREJUIZOS: *Desempenho acadêmico
                                                   *Relacionamento interpessoal
DESATENÇÃO:
·         Dificuldade de prestar atenção a detalhes;
·         Parece não escutar quando falam com ele;
·         É facilmente distraído com estímulos alheios;
·         Tem dificuldade de organização;
·         Comete erros por descuido;
·         Não segue instruções;
·         Não termina suas tarefas;
·         Perde coisas importantes

HIPERATIVIDADE
  • Não consegue envolver-se em atividades silenciosas;
  • Está sempre a “mil por hora”, “a todo vapor”;
  • Agita mãos e pés ou se remexe na cadeira;
  • Tem dificuldades em permanecer sentado;
  • Corre axageradamente;
  • Fala demais
Vai em outros locais, mexe com outros alunos....

IMPULSIVIDADE:
  • Dá respostas precipitadas a perguntas não terminadas;
  • Tem dificuldade em aguardar sua vez;
  • Interrompe ou se intromete em conversas alheias;


Características:
ü  ACOMETE 5 A 13% DAS CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
ü  PODE PERSISTIR NA VIDA ADULTA EM METADE DOS CASOS
ü  MAIS COMUM EM MENINOS
ü  NAS MENINAS: 10 – 25% DOS CASOS DE TDAH

Tipos de TDAH
  1. Predominantemente desatento
  2. Predominantemente hiperativo-impulsivo
  3. Combinado

  1. Predominantemente desatento:
Ø  Mais comum no sexo  feminino
Ø  Alta taxa de prejuízo acadêmico
Ø  São crianças desorganizadas, esquecidas, frequentemente distraídas,  não copiam tarefa vivem no “mundo da lua”
Ø  Alto nível de isolamento e retraimento
-> Inabilidades Sociais
-> Ansiedade e relutância para participar de atividades em grupo
  1. Predominantemente hiperativo-impulsivo
Ø  São mais agressivas
Ø  Altas taxas de rejeição pelos colegas
Ø  Sofrem de “impopularidade”
Ø  São agitadas, inquietas, e impulsivas

  1. Combinado - Perfil do TDAH
Ø  Prejuízo muito grande no funcionamento global da criança (atenção, hiperatividade e impulsividade juntas, prejudicam todas as esferas em que esta criança esta inserida)
Ø  São rejeitadas pelos colegas: agem sem pensar, são inadequadas socialmente, falham em ffazer planos e prever situações
Muitas vezes este tipo de comportamento passa despercebido pelos pais, e a escola é a mais próxima para encaminhá-lo a um tratamento adequado.
Sintomas mais evidentes:
ü  Alteração nas habilidades lingüísticas
ü  Falta de noção de espaço (desenhos, Tem dificuldade em se adequar a um espaço limitado)
ü  Dificuldade de reconhecer símbolos gráficos(3 – E; p-q-d-b) Grande confusão
ü  Dificuldade para ficarem sentadas e prestarem atenção
ü  Pouca coordenação , motora -> desajeitada
ü  Tendência a estar sempre em movimento, tem dificuldade em terminar a tarefa.
Diagnósticco
·         É fundamental um diagnóstico profissional clínico (médico),  (TDAH situacional), reunindo familiares, progessor
·         Prejuízo em dois ou mais contextos
·         Baseado nos critérios operacionais do DSM – IV ou CID -10
ETIOLOGIA/ CAUSAS
  • Fatores Genéticos
  • Fatores Biológicos/Físicos
  • Fatores Psicossociais
CONSEQUÊNCIAS
  • Baixo  rendimento escolar
  • A criança não consegue acompanhar sua turma
  • Perda da auto-estima
  • Tristeza e falta de motivação
  • Dificuldades de relacionamento
  • Predisposição à episódios depressivos graves
  • Abuso de álcool e drogas (adol. Adulto)
  • Adultos inseguros, com poucas habilidades sociais
TRATAMENTO
Relacionado à causa, específico para CADA CASO, avaliando todo contexto das condições com envolvimento da família e da escola
Multifatorial e ESPECÍFICO levando se em conta o contexto de cada um
POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA
Como o professor age?
Orientação/informação a pais, professores e crianças
Objetivos:
v  Ajudar a criança, a família e os professores a compreender os sintomas e os prejuízos do TDAH
v  Desfazer rótulos prévios (‘preguiçoso, sem interesse, etc”)
v  Melhorar a autoestima das criança
v  Pais: melhores estratégias para lidar com TDHA

Desfazer rótulos (ele não quer saber de nada.... A CRIANÇA/ ADOLESCENTE VIVE O RÓTULO que colocamos nelas)
Melhorar auto estima das crianças

Estudar melhores estratégias para se lidar com tais crianças
Crianças com TDAH tem dificuldade em planejar atividades futuras, dica: Calendários (colocando todas as atividades e acompanhando com a criança), calendário diário de atividades (lição de casa, aulas extras, passeios, educação física, etc) mês a mês.
RECONHECIMENTO E ELOGIOS
É uma intervenção baseada em contingências, premia quando há um comportamento , atitudes e respostas adequadas. DIFERENTE de chantagem.
Geralmente esta cça chama a atenção pelo negativo, inserida no contexto em sala de aula e o prof. O repreende e lhe dá atenção somente diante de comportamentos negativos.
A crianças precisa de elogio, reconhecimento, se sentir inserida no contexto de sala
Ajuda na impulsividade
Envolver / discutir com os pais.
  O trabalho de um psicólogo será necessário para ajudar a criança a lidar com suas dificuldades e com as pessoas com quem convive.

RETARDO MENTAL E AUTISMO
Prof Paula Fernandes
Você tem algum aluno com retardo mental/autismo?
Como lidar com a inclusão? Ou com uma criança com tais características
RETARDO MENTAL
2 lados, o medo do diagnóstíco e a gratidão por saber o que realmente é, qual é o problema.
Pois quando os pais descobrem o real diagnóstico, a criança já passou por diversos profissionais da saúde que não conseguiram diagnosticar corretamente.
É mais fácil lidar com  crianças com retardo mental quando já existe um diagnóstico médico confirmado.
DEFINIÇÃO:
v  Pessoas com habilidades intelectuais abaixo da média (percebe que algo não vai bem em termos cognitivos)
v  Início do déficit antes dos 18 anos de idade
v  Consequências: problemas no funcionamento diário, na comunicação, na interação social, nas habilidades motoras (dificuldade ecsrita), nos cuidados pessoais  e na vida acadêmica, rotina de vida,
v  Prevalência: 1-2% da população geral
TIPOS DE RETARDO MENTAL
Leve – Atrasos na linguagem, mas consegue se comunicar, expressar suas necessidades, consegue fazer cuidados pessoais, conseguem estudar normalmente até o ensino médio, consegue até casar e talvez gerenciar uma casa
Moderado: Dificuldade na compreensão e uso da linguagem, complicação na comunicação e vida escolar
Cuidados pessoais e habilidades motoras: limitadas auxilio para toda vida
Vida acadêmica limitada benefícios com turmas especiais (habilidades básicas e sociais) Até consegue ir até certo ponto mas tem mais benefícios guando esta numa turma que trabalha especifica,mmente com cças com problemas similares
Grave: Inserir a pessoa num contexto social. Não ficam MAIS  ESCONDIDAS em casa, mas ficam em instituições de crianças que
Graus maiores de prejuízos intelectuais, funcionais e motores
Déficits visuais e auditivos lesões orgânicas e desenvolvimento cerebral inadequado
Necessitam de atenção e cuidados especiais para tida vida
Estudo em instituições especiaalizadas. Diferente  d e20 anos atrás. Leve e moderado em sala de aula, e graves em instituições que estimulem as crianças.
O QUE PODEMOS FAZER?
Identificação precoce (desde a gestação)- Preparo dos pais
  • Tratamento: controle das alternativas comportamentais, agitação. Psicomotora, agressividade, hostilidade, hiperatividade, etc. Não tem cura, lida-se com as conseqüências comportamentais.
  • Treino de habilidades sociais, estímulos favoráveis. Precisa inserir num grupo onde possa haver troca e estímulos
  • Informação e treinamento de pais, familiares. Informação, conscientização da sociedade

ESCOLA
Informação e treinamento de pais, familiares e professores.
Maior número de estímulos possíveis
*Escola: como não tem cura, trabalho educacional especial para promover a máxima estimulação possível, respeitando as limitações de cada pessoa.
*Objetivo: Melhora das relações sociais e busca de qualidade de vida para todos (escola como um todo, pais, professores, colegas, aluno, etc)
É MUITO IMPORTANTE A INFORMAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, CONSEGUIR ESTIMULAR AO MÁXIMO A CRIANÇA COM ALGUMA LIMITAÇÃO

AUTISMO

Considerado um Transtorno  invasivo do desenvol/to que causa prejuízos  na interação social, atraso na aquisição da linguagem e comportamento esteriotipados e repetitivos
Incidência approx/te  2 a 5 casos para cada 10.000
Mais comum em meninos que em meninas
Características:
Geralmente Identificado com 2 anos e meio de idade, criança não fala, resiste aos cuidados paternos e não interage, enquanto taiss fatos já deveriam estar acontecendo
Bebês: Déficit no comportamento social, evitam contato visual, sem interesse na voz humana, indiferentes ao afeto
Crianças: Não seguem os pais pela casa, não tem interesse em brincar com outras crianças,
Interesse por brincadeiras estereotipadas, como por exemplo:
Movimento da RODA de um carrinho, fixando o olhar na mesma
-Cheirar e lamber objetos
-Bater palmas e levar o corpo para frente e para trás repetitivamente
-Fascinação por luzes, sons e movimentos
-Incomoda-se com mudanças em sua rotina diária, provavelmente respondendo de forma agressiva
-Inteligência e linguagem geralmente prejudicadas/ comprometidas

NA ESCOLA:
v  Não tem interesse em brincar com outras crianças; isola-se
v  Não tem interesse por jogos ou brincadeiras, parece que nada a motiva
v  Interesse por  brinquedo específico ou parte deles, interesse só pela “roda”
v  ATOS REPETITIVOS E ESTERIOTIPADOS
v  Ataques de raiva diante da mudança na rotina
v  Resistência em aprender novas atividades

O QUE FAZER?
Tratamento individualizado

Intervenções conjuntas: educação especial (não necessariamente uma instituição especial), aconselhamento a pais, terapia comportamental, treino de habilidades sociais, medicações visando melhorar a qualidade de vida (pois não tem cura) e a adaptação da criança
45% das crianças com autismo: Comunicação verbal  boa através da educação direcionada.
COMO A ESCOLA LIDA COM A INCLUSÃO SOCIAL DESTAS CRIANÇAS?
  • A criança precisa de estruturação. Um ambiente organizado ajudará na organização interna da criança.
  • Nunca dê mais que uma instrução ao mesmo tempo. A criança certamente se esquecerá de alguma coisa.
  • Ao falar com a criança, olhe sempre nos olhos dela. Isso a ajudará a manter a atenção no que você está dizendo.
  • Repita sempre as instruções, pois a criança precisa disso.
  • Na escola, o professor deve procurar dar tarefas curtas para a criança. Se a for longa, é importante tentar dividi-la em tarefas menores para que a criança não tenha a sensação de que é longa demais e que nunca vai terminar tudo aquilo.
  • Sempre valorize as coisas boas que a criança faz e as tarefas que consegue cumprir: ela provavelmente está cansada de saber de suas limitações, mas poucas vezes tem a oportunidade de ouvir sobre suas conquistas.
http://www.educacional.com.br/falecom/psicologa_bd.asp?codtexto=108



  

3a. Semana - Educação e Construção de Valores

 
O que realmente importa...

Era uma vez o jovem que recebeu do rei a tarefa de levar uma mensagem e alguns diamantes a um outro rei de uma terra distante.

Recebeu também o melhor cavalo do reino para levá-lo na jornada.
- Cuida do mais importante e cumprirás a missão!- Disse o soberano ao se despedir.
Assim,  o jovem preparou o seu alforje, escondeu a mensagem na bainha da calça e colocou as pedras numa bolsa de couro amarrada a cintura, sob as vestes. Pela manhã, bem cedo, sumiu no horizonte.E não pensava sequer em falhar. Queria que todo o reino soubesse que era um nobre e valente rapaz, pronto para desposar a princesa.
 Aliás, esse era o seu sonho e parecia que a princesa correspondia às suas esperanças.
Para cumprir rapidamente sua tarefa, por vezes deixava a estrada e pegava atalhos que sacrificavam sua montaria. Assim, exigia o máximo do animal. Quando parava em uma estalagem, deixava o cavalo ao relento, não lhe aliviava da sela e nem da carga, tampouco se preocupava em dar-lhe de beber ou providenciar alguma ração. -
-Assim, meu jovem, acabas perdendo o animal - disse alguém.
- Não me importo - respondeu ele -
Tenho dinheiro. Se este morrer, compro outro. Nenhuma falta fará!
Com o passar dos dias e sob tamanho esforço, o pobre animal não suportando mais os maus-tratos, caiu morto na estrada. O jovem simplesmente o amaldiçoou e seguiu o caminho a pé..
 Acontece que nessa parte do país havia poucas fazendas e eram muito distantes umas das outras. Passadas algumas horas, ele se deu conta da falta que lhe fazia o animal.Estava exausto e sedento.Já havia deixado pelo caminho toda a tralha, com exceção das pedras, pois lembrava da recomendação do rei:
"Cuida do mais importante!"
Seu passo se tornou curto e lento. As paradas freqüentes e longas. Como sabia que poderia cair a qualquer momento e temendo ser assaltado, escondeu as pedras no salto de sua bota. Mais tarde caiu exausto no pó da estrada, onde ficou desacordado. Para sua sorte, uma caravana de mercadores que seguia viagem para o seu reino, o encontrou e cuidou dele. Ao recobrar os sentidos, encontrou-se de volta em sua cidade.
Imediatamente foi ter com o rei para contar o que havia acontecido e com a maior desfaçatez, colocou toda a culpa do insucesso nas costas do cavalo "fraco e doente" que recebera.
- Porém, majestade, conforme me recomendaste, "cuida do mais importante", aqui estão as pedras que me confiaste. Devolvo-as a ti. Não perdi uma sequer.
 O rei as recebeu de suas mãos com tristeza e o despediu, mostrando completa frieza diante de seus argumentos.
Abatido, o jovem deixou o palácio arrasado.
Em casa, ao tirar a roupa suja, encontrou na bainha da calça a mensagem do rei, que dizia:
"Ao meu irmão, rei da terra do Norte.
O jovem que te envio é candidato a casar com minha filha.
Esta jornada é uma prova.
Dei a ele alguns diamantes e um bom cavalo.
Recomendei que cuidasse do mais importante.
Faz-me, portanto, este grande favor e verifica o estado do cavalo.
Se o animal estiver forte e viçoso, saberei que o jovem aprecia a fidelidade e força de quem o auxilia na jornada.
Se, porém, perder o animal e apenas guardar as pedras,
não será um bom marido nem rei,
pois terá olhos apenas para o tesouro do reino e não dará importância à rainha nem àqueles que o servem".
E a você? O que é mais importante?
PERSPECTIVAS ATUAIS DAS PESQUISAS EM PSICOLOGIA MORAL
Viviane Pinheiro
A moralidade faz parte da nossa identidade, quem nós somos!
Esquema sobre sujeito psicológico
2 planos-
Não consciência
Consciência
Aspectos Biológicos, cognitivos, sócio culturais e afetivos (esta sempre relacionada ao psiquismo humano)
Relecionado à relações físicas, sócio culturais,interpessoais – Costante interação com o meio, e os valores
Inter-relação entre todos estes aspectos
Pesquisas atuais em Psicologia Moral:
Valores:  Referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior. Surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetivos e/ou pessoas , e/ou relações, e/ou sobre si mesmos. (Araújo, U. A Construção social e psicológica dos valores. In: Educação e valores pontos e contrapontos. São Paulo: Ed. Summus, 2007)
Tudo aquilo que gostamos, valorizamos é de nosso valor!
Contra valores: Projeção negativas sobre objetos e/ou pessoas, e/ou...
O individuo não apenas recebe mas constrói seus próprios valores, não estando guiados apenas sob o princípio de justiça.
Moral deontológica: oral do dever
A moralidade esta integrada ao sujetito, estando este ativo nesta construção.
Valores Centrais: Mais fortes para nós, mais importantes, tendem a ocorrer mais fortemente diante de conflitos morais que nos são apresentados diariamente
Periféricos: Se apresentam mais fortes ou não, dependendo da situação que se apresenta.
Sujeito Psicológico -> sistema moral
Isso também pode acontecer com a mesma pessoa, atribuinado valores diferentes de acordo com cada situação.
  • Os valores são regulados também pelos sentimentos:
Um amigo pode se sentir feliz em ajudar
Culpa e vergonha podem sinalizar o valor (tenho vergonha por não ter ajudado?)
  • Integração dos valores, diante de uma situação  temos diverssos valores, p ex. tolerância e generosidade (integração de valores). Indicando valores centrais e periféricos.
Se uma pessoa é preconceituosa, a generosidade não lhe é tida como valor central, assim como outros que o seguem.
Ex : A integração dos valores amizade e generosidade:
O amigo ajudou
Integração entre amizade e generosidade como valores centrais e responsabilidade como valor periférico
O que podemos fazer no campo da EDUCAÇÃO?
Papel ativo na construção de valores, não apenas recebendo, não podemos ter uma transmissão transmissiva, mas reflexiva
2.Os valores podem ou não serem morais, a moralidade não se guia apenas pelo princípio de justiça (maior possibilidades de regras e valores, inclusive com a construção dos alunos)
3. Construção e elaboração dos valores como centrais e periféricos, e a importância das situações (conteúdos do meio). Distancia do meio, para refletir sobre as situações.
4.Regulação pelos sentimentos e pela integração de valores – diversas modalidades didáticas para que o sujeito perceba seus sentimentos e sua atuação referente aos seus próprios valores.
Nossos valores centrais e periféricos, guiam as atitudes

Não dizer propriamente o certo e errado, mas colocar em pauta questões onde conseguimos a partir de discussões e atitudes ter uma relação mais amigável e respeitosa entre as pessoas.
É de suma omportância uma educação moral na escola.


PERSPECTIVAS ATUAIS da EDUCAÇÃO EM VALORES
Ulisses Araújo
Como o processo de construção de valores pode fazer parte do dia a dia em sala de aula, envolvendo escola, professores, família, e toda comunidade escolar envolvida na construção de valores, pois é um processo que impregna em nossa vida diária;
4 movimentos no cotidiano:
1.        Gestão por meio de um fórum : Ex projeto onde pais prof, alunos, PM, etc... O Fórum Escolar de Etica e de Cidadania: O fórum tem como papel essencial articular os dios diversos segmentos da comunidade , escolar e não-escolar, que se disponham a atuar no desenvolvimento de açõesmobilizadoras em torno das tmáticasde ética, democracia e cidadania no convívio escolar, focando de forma específica quatro eixos de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social.
Todas as temáticas  sobre ética e cidadania  relevantes à quela sociedade
Inicia-se com uma palestra, algo sobre a temática, e em grupos menores é discutido o que se quer abordar no próximo ano/semestre.
Maior participação da família/ comunidade em prol da educação. Discusão em torno de temáticas baseadas em  Ética , Democracia, direitos e inclusão social.
2.       Para “fora” da escola ;  Educação comunitária, tentar resolver os problemas DAQUELA sociedade, em torno do seu próprio bairro, projetos que tenham a ver com o cotidiano e problemas do dia a dia
3.       Para “dentro” da escola (currículo); trazer os problemas para dentro do Curriculo, temas transversais, questões ambientais, pesquisas e visões externas, produção de textos, resolução de problemas, etc. Conteúdo sob a dimensão de ética e cidadania, partindo do interesse também  da comunidade, que tenha SIGNIFICADO para aquela comunidade.
4.       O protagonismo dos estudantes / juvenil (a c; have do movimento no processo educativo) Mudança no papel do professor, não como detentor do conhecimento, dando um papel mais ativo aos alunos. Acesso a bens culturais e acesso a participação política, responsável e reflexiva. Colocá-lo como sujeito ativo, sob o tema de ética e cidadania. Radio, jornais, incorporação dos alunos pelo envolvimento que há através das temáticas trabalhadas.


 

domingo, 21 de novembro de 2010

2a. Semana - Saúde na Escola

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO PONDERAL
Li Li Min
Lilia Freire de Souza Li
 
 
CRESCIMENTO é o resultado da maturação óssea.
Há 3 Periodos de crescimento:
1ª. Infancia – 1 a 3 anos - Maior crescimento pós natal                                   
1º ano : 25 cm
2º.ano: 12,5
3º.ano: Em torno 8 cm
Previsão visando uma nutrição adequada
2ª. Infancia – 4 a 8 anos
4 a 8 cm ao ano 
O crescimento se mostra mais estável. Nesta fase fatores hormonais são preponderantes, ocorrem também neste período muitos diagnósticos tardios pois a consulta ao pediatra normalmente é reduzida.
Hormonios tireóide e de crescimento influenciam nesta fase.
3ª. Infancia – 9 a 17 anos
Puberdade, grandes transformações físicas, emocionais, sociais .
Aparecimento caracteres sexuais secundários e diferentes aos 2 sexos
Há uma desaceleração do crescimento
Cresce progressivamente , pela estabilidade e se segue pela desaceleração até o inicio da puberdade, acelerando novamente.
Estimulo ovariano/estrogenos estimulando caracteres  sexuais secundários, mais precoce e mais curto que nos meninos (6 meses antes e 6 meses depois da menarca)
Estadio puberal nas meninas
Botão mamal
Pubarca
Menarca
Inicio entre 8 e 13 anos incompletos, estrógenos que estimulam o hormônio de crescimento

 
Toda criança deve ter um gráfico de crescimento
para prevenir  situações de risco à saúde, dentre outros.
Fatores determinantes no crescimento/ o que influencia o crescimento de uma criança:
Atividades Físicas
Sono
(Des)Nutrição
Verminose, etc

 
Principal fator da altura final;
Genética
Ambientais( nutrição, higiene, questões sociais e psicológicas)
O canal de crescimento é baseado na altura dos pais
Pai + mãe: Menina -13 /2
Pai + mãe: Meninos +13  / 2
IMC para idade
Varia de acordo com idade e sexo, de 1 a 4 anos IMC reduzido
Percentil 85
Peso altura em MT ao quadrado
Maior que 85 - obesidade
Crianças com alto IMC tende a ser um adulto obeso
Como nosso aluno se alimenta?
DISTURBIOS ALIMENTARES
Prof. Paula Fernandes
Prof. Lilia de Souza Li
A importância da alimentação para uma vida saudável, a influência do culto à beleza é muito relevante em nossa sociedade
O professor consegue identificar tais transtornos?
Na adolescência, ha grande vulnerabilidade para distúrbios alimentares:
Muitas atividades físicas,
Necessidade de ingestão proteica, vitaminas: C, B12, aumento de acido fólico com necessidade também das vitaminas A e D
Respaldo Psicológico, sociológicos
Necessidades nutricionais (Piramide)
Bastante água, Necessidade hídrica
Vegetais,
Carboidratoss, etc
É IMPORTANTE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!


Sem esquecer da ingestão de água!

OS DISTURBIOS ALIMENTARES SE DÃO ATRAVÉS DE UMA INTERAÇÃO DE FATORES:
PSICOLÓGICOS
BIOLÓGICOS
FAMILIARES
SOCIOCULTURAIS
E resultam alterações significativas no comportamento alimentar, a influencia no culto ao corpo perfeito é muito forte.
Psicopatologia central, preocupação excessiva em engordar, insatisfação excessiva consigo mesmo, descontrole do comportamento alimentar...

Comportamentos  genéticos, alterações psiquiátricas, especialmente:

ANOREXIA, BULIMIA, OBESIDADE



TANTO A ANOREXIA NERVOSA QUANTO A BULIMIA NERVOSA
SÃO PATOLOGIAS QUE APRESENTAM:

  • Preocupação excessiva com o peso e a forma corporal (medo mórbido de engordar)
  • Auto avaliação baseada quase que exclusivamente na aparência física, com a qual se mostram sempre insatisfeitas
  • Dietas extremamente restritivas ou
  • Descontrole do comportamentp alimentar
  • Uso de métodos inapropriados para alcançarem o corpo idealizado
Pode ter alterações de comportamento hereditárias, entre outros fatores desencadeiam este tipo de patologias.

ANOREXIA

A Anorexia é um transtorno de comportamento alimentar com a distorção na auto-imagem corporal, sendo sua principal característica o medo mórbido de engordar e uma forma pervertida de realizar a restrição alimentar (Giordani, 2006), mesmo àquelas que estão ABAIXO do peso.

Aparece mais precocemente que a Bulimia.




BULIMIA  
  • Fome de boi, comer como um boi;
  • Compulsão alimentar, comendo grande quantidade de calorias;
  • Episódios recorrentes de ingestão de excesso de alimento com perda de controle;
  • Preocupação persistente com o comer e desejo irresistível por comida;
  • O medo de engordar e a culpa pela ingestão alimentar levam aos métodos compensatórios:         
 Vômitos
Laxantes
Diuréticos

Frequência em média 2 vezes por semana por pelo menos 3 meses.
Tende a ser mais tardia, por volta dos 16, 17 anos.



 Muitas vezes é difícil o tratamento, e a realimentação. Aproximadamente 20% vão a óbito, 15 a 20% vacilam entre melhoras e recaídas.
É necessário um tratamento multidisciplinar para se obter sucesso.

OBESIDADE

  • Disturbio metabólico energético, onde ocorre um armazenamento excessivo de energia no tecido adiposo, sob a forma de triglicérides;
  • Obesidade é uma doença complexa, multifatorial, com sobreposição de fatores genéticos, comportamentais e ambientais;
  • GENÉTICA DA OBESIDADE: Ter um dos pais obesos aumenta em mais de duas vezes o risco de uma criança ser obesa na idade adulta. Se AMBOS os pais forem obesos o risco de obesidade dos filhos é de 80%.
  • Também há uma pre disposição alimentar, o padrão alimentar dos pais, excesso de alimentos industrializados, sedentarismo, pouco gasto energético (como televisão, computador, vídeo game)





 TRATAMENTO DA OBESIDADE:

 Tres Objetivos:
  1. Orientação alimentar
  2. Mudanças de hábitos
  3. Otimização da atividade física.

Criança segue padrões paternos, se esses não forem modificados ou manejados em conjunto, um insucesso do tratamento já é previsto!


O PROFESSOR PRECISA ESTAR ATENTO FRENTE
À SUSPEITA DE UM DESTES DISTÚRBIOS:
 ESCLARECER, INCENTIVAR A BUSCAR AJUDA, E DAR O SUPORTE NECESSÁRIO!

  • GIORDANI, Rubia Carla F. ; A auto-imagem corporal na anorexia nervosa: uma abordagem sociológica;
Universidade Federal do Paraná; Disponível site http://www.scielo.br/pdf/psoc/v18n2/10.pdf Consulta 21/11/2010.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

2ª. Semana – Educação e Construção de Valores

EDUCAÇÃO E ÉTICA
Carlota Boto

Tais fatores estão intimamente relacionados à família e à escola.

IMPORTANTE focar que a aprendizagem se dá mais efetivamente através dos exemplos, do que apenas dos dizeres!

Na antiguidade a Ética era sinônimo de Moral e Virtude- Ética e política como fontes de Virtudes Públicas

Atualmente:
Ética supõe um comportamento escolhido
Moral supõe comportamentos exteriores e coletivos, é relacionado à sociedade.

Preparar crianças é preparar adultos que RESPEITAM o outro.



É importante perceber nossas próprias limitações e procurar manter atitudes mais justas, democráticas, responsáveis, humildes, generosas e fraternas melhorando assim os relacionamentos para com os outros  e consigo mesmo!



A CONSTRUÇÃO PSICOLÓGICA DOS VALORES
Prof. Ulisses Araújo

1. É possível uma educação de Valores?

2.Como se dão os processos de construção e/ou apropriação dos valores?

3. Quais valores devem ser ensinados na escola?

Definição matriz de Piaget, e acrescentada pelo Prof. Ulisses:

"Os valores referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior. Surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetos e/ou pessoas, e/ou relações e/ou sobre si mesmo."

O sujeito constrói certos tipos de valores, relações e sentimentos sobre os fatos, sobre os objetos, sobre as pessoas, sobre as relações consigo e com os outros. Cada um projeta seu comportamento ou suas opiniões de acordo com seus valores, que podem ser modificados durante o decorrer de nossas vidas.

Perante as atitudes e dos sentimentos verifica-se então o "posicionamento"  dos valores do indivíduo diante da sociedade.


VIVER OU JUNTAR DINHEIRO ? (MAX GEHRINGER)
Viver ou Juntar dinheiro?


Há determinadas mensagens que, de tão interessante, não precisam nem sequer de comentários. Como esta que recebi recentemente.
Li em uma revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico. Aprendi, por exemplo, que se tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, nos últimos quarenta anos, teria economizado 30mil reais. Se tivesse deixado de comer uma pizza por mês, 12 mil reais. E assim por diante.
Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas. Para minha surpresa, descobri que hoje poderia estar milionário. Bastaria não ter tomado as caipirinhas que tomei, não ter feito muitas viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que comprei.
Principalmente, não ter desperdiçado meu dinheiro em itens supérfluos e descartáveis.
Ao concluir os cálculos, percebi que hoje poderia ter quase 500 mil reais na minha conta bancária. É claro que não tenho este dinheiro.
Mas, se tivesse, sabe o que este dinheiro me permitiria fazer?
Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar em itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que quisesse e tomar cafezinhos à vontade.

Por isso, me sinto muito feliz em ser pobre. Gastei meu dinheiro por prazer e com prazer. E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que fiz. Caso contrário, chegarão aos 61 anos com uma montanha de dinheiro, mas sem ter vivido a vida.

"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO"

Que tal um cafezinho?
 




REFLITA...




 
 
Estaria havendo uma inversão dos valores em nossa sociedade??

valores humanos

terça-feira, 2 de novembro de 2010

1ª. Semana – Saúde na Escola

INTRODUÇÃO
Prof. Li Li Min

Assuntos que serão tratados durante este Eixo.

  • Retomando a Tabela de  mortalidade dos brasileiros
  1. AVC
  2. Doenças coronarianas
  3. Causas externas/ violência
  • Entre a Melhor Idade:
  1. AVC
  2. Doenças Cardio vasculares
  • “Habitos alimentares inadequados”
  • “Anorexia Nervosa”
  • “TDAH” Fazer uma reflexão sobre esta condição e como o prof. Pode contribuir para ajudar e não reforçar o preconceito. Alunos sob medicação
  • “Afetividade/Sexualidade”  - ficar, Alto índice de gravidez precoce
  •  “Violência escolar” brigas, armas em sala de aula, alunos ameaçam professores
  • “Bulliyng”
  • “Drogadição” (figuras com a palavra drogas escrito pelos tipos de drogas”
  • Alcool, drogas que atinjam o SNC
  • “Bombardeios de informações da mídia que moldam o comportamento do sujeito”
  • “Estresses e Ansiedade”
  • “Depressão Infantil” – Inclusive depressões graves... Acreditava-se que isto não existia para crianças
  • “Radiografia da saúde do Professor” – Qual foi sua ultima consulta preventiva?
Um professor doente não consegue falar do aspecto SAÚDE com propriedade em sala de aula. O professor Li Li Min comenta os temas e no decorrer desta fase analisaremos como estes assuntos podem ser lidados dentro do âmbito escolar, junto à política escolar, trabalhando também valores, ética e redução de preconceito entre todos os envolvidos, tanto alunos como professores
Procurar inserir esta realidade no cotidiano escolar. Visando melhorar e prevenir os índices alarmantes. Para se promover a saúde é necessário não somente tratar, mas prevenir, especialmente as doenças decorrentes de causas  comportamentais e possíveis de prevenção  como cigarro, álcool, cigarro, etc.
SAÚDE DO PROFESSOR
Prof. Paula Fernandes

Nesta aula a professora Paula e outros profissionais comentam sobre programas e tratamentos que podem contribuir para que o professor possua uma rotina mais saudável e evite quadros de maior gravidade em meio a seu contexto profissional.

Devido a grande carga horária, stress, operação em cordas vocais, coluna, entre outros, foi criado o Programa: "Bem estar e saúde na educação"
“Felicidade é o oposto da Doença, e é possível na escola”

Nesta aula 3 aspectos serão tratados a priore:

SAÚDE VOCAL DOS PROFESSORES
Prof Dra Fga Lucia Mourão


               Condição acústica, relação/atenção do aluno, muitos ruídos, alta demanda de alunos, entre outros fatores fazem com que o professor tenha a necessidade de APRENDER a usar a voz para entrar em sala, fazer um tratamento precoce e preventivo,  e não deixar chegar ao extremo para então buscar tratamento.

Necessário:

  • Hidratação – Melhora amplificação, melhora ação de articulação para ser melhor ouvida
  • Falar com movimentos mais amplos – Falar virado para lousa necessita muito mais desgaste da voz
  • Variação melódica  melhor do tom da voz – Mais atrativo e mais eficiente
  • Bom controle respiratório – para não forçar tanto a voz
  • Sempre atento às orientações e campanhas de ordem vocal antecipando um futuro problema



Mitos: Pastilhas, balas de gengibre, não melhoram as cordas vocais, só mascaram o problema
Principal instrumento de trabalho do professor, mas precisa ter, além do conteúdo é necessário um bom recurso de transmissão do conteúdo (no caso a VOZ).

POSTURA
Prof. Dr  Fisioterapeuta Luiz Carlos Boaventura


São levantadas algumas possibilidades para desencadeamento das Dores nas Costas, muito comum entre professores:

Postura viciosa
Sedentarismo
Hernia de Disco
DORT (antigamente LER)

Diante de todas estas alterações , principalmnete as que causam grande desconforto, sugere-se algumas ações preventivas que devem ser praticadas no dia a dia, como:

  1. Alongamento antes de entrar em sala;
  2. Utilizar o quadro para escrita no ângulo dos olhos
  3.  Postura correta                                  


ESTRESSE do PROFESSOR

Reação do organismo com componentes
 físicos e psicológicos, situação que causa medo,
 confusão e até felicidade.





3 FASES
  1. Fase de alerta - Primeiro contato com o estímulo estressor;
  2. Fase de resistência - Quando o etímulo é tão intenso ou a pessoa não tem estratégia para lidar com tal fato/ estímulo;
  3. Fase de exaustão - Perde as energias e começa a desencadear outras doenças como pânico, fobias, depressão, ficando também mais vulnerável .

Sindrome de Burnout: Uma das consequências mais marcantes do estress profissional e exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo, depressão e insensibilidade com relação a quase tudo e todos. 
É o Ápice do stress relacionado a área profissional, estado de exaustão completa, a pessoa não consegue mais reagir a nenhum estímulo.

Causas:
Sobrecarga quantitativa
Falta de tempo para atender multiplas atividades
Falta de recursos e mas condições de trabalho
Sistema de ensino deficitário

Ha pessoas que lidam bem com tais fatores e outras não, o que varia de pessoa para pessoa é a interpretação que cada um tem dos fatores.

PONTOS IMPORTANTES
Restaure a dimensão coletiva
Manter a calma
Tentar encontrar algo positivo na situação
Focalizar naquilo que PODE ser feito
Não desenvolva dependência de ninguém
Ser flexível, aceitar mudanças
Exercícios físicos
Momentos do dia focalizados em si mesmo
Criar um ambiente agradável
Não DESANIMAR



PREVENINDO E/OU MELHORANDO A SAÚDE DO PROFESSOR... 

Ações que contribuam para o bem estar, impactando no ensino aprendizagem
Ações que contribuam para o bem estar
Dialogar
Formação constante
Horários para estudo e lazer
Indisciplina sob controle
Ter conhecimento do projeto pedagógico da escola
Fazer acontecer, e ser prestigiado!