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segunda-feira, 25 de outubro de 2010

1ª. Semana – Educação e Construção de Valores

O JUÍZO MORAL NA CRIANÇA
Prof. Ulisses Araújo

"Toda moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras"
(Jean Piaget 1932)


A Moral é vinculada às regras, por exemplo: Não matar, não roubar, respeitar normas, leis e regras da sociedade, muitas vezes formalizado na Legislação, Constituição, Código Penal, ou ainda combinadas informalmente.


Imoral - Pessoa que não cumpre as regras
Criança, jovem ou adulto ... não basta apenas obedecer com medo da punição!
RESPEITO é  diferente de OBEDIÊNCIA
NO DECORRER DA VIDA HÁ MUDANÇAS DE ESTADOS :
O individuo sai da Anomia em direção à Autonomia

                                                  Coação                  Cooperação
                              Respeito Unilateral       Respeito Mútuo


A- Falta de....
Nomia - Regras




A/nomia - A criança nasce sem saber da existência de regras ou valores sociais


Hetero/nomia - A sociedade vai ensinando à criança o que pode e o que não pode ser feito, diante de fontes variadas (Hetero)


Auto/nomia - Sí próprio..... As leis não são externas ,mas internas ao indivíduo pois ele escolhe como agir, uma vez que ele já tem o conhecimento das regras, valores e leis da sociedade de forma geral.
COMO SE DÁ A PASSAGEM DE UM ESTADO PARA OUTRO?
Da anomia para a heteronomia
Na relação de coação acontece a punição
Na relação  unilateral é estabelecida uma relação entre 2 ou mais pessoas, numa direção  única.
Uma relação unilateral, não necessariamente acontece na mesma proporção
O  respeito é ligado a 2  sentimentos: amor e medo
Vínculo afetivo: Tenho afetividade por aquela pessoa e tenho medo de perder o amor dela!


Muitas vezes as pessoas param seu desenvolvimento na fase de heteronomia
Meta: Desenvolver a Autonomia
Ao invés da relação de :
           COAÇÃO  ,                                                        COOPERAÇÃO
     



 
 Ao invés da

RELAÇÃO UNILATERAL,                                            RESPEITO MÚTUO e 
                                                                                                  AFETIVIDADE 

 






É assim que, em sala de aula, se desenvolve uma boa relação com o professor, uma relação de respeito. Trabalhando cooperativamente, para que as crianças consigam desenvolver também a autonomia
O juizo moral da criança
5 estudos de Educação Moral
Paralelo a isso, a redução do egocentrismo, quanto menor a criança mais egocêntrica ela é! Isto precisa ser desenvolvido para que seja desenvolvida também a autonomia
Ha pessoas que fazem só o que dá na cabeça, não considerando as regras e isto não é autonomia!
O sujeito autônomo aprendeu que existem regras, sabe a forma de agir levando em consideração o outro e as regras da sociedade. As regras estão internalizadas , não sendo egocêntrico por reconhecer os demais com igualdade .
A ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE VALORES
Prof. Ulisses Araújo
Estes processos são muito complexos, mais do que contar apenas com os jogos, mas considerara as dimensões do dia a dia das escolas
O currículo escolar não prioriza a formação de cidadania e valores.... a Inclusão como temas transversais
1.  Conteúdos escolares- direitos humanos, ética,
2.  Metodologia – Não adianta abrir espaço para a transversalidade se o professor trabalha uma metodologia unilateral
Construção coletiva/ cooperativa  do conhecimento.
Metodologias dialógicas – diálogo pressupõe dois... onde as pessoas tem oportunidade de se colocar, colocar sua opinião
Papel ativo do estudante – protagonista do processo de conhecimento, o aluno vai descobrir, vai em busca do conhecimento no mundo real, metodologia ativa.
Na educação tradicional é cobrado e bem quisto um comportamento passivo.
3. Trabalho intencional com valores, a escola precisa ter como foco e guia de referencias, os valores, priorizar a cidadania.  As escolas possuem as mesmas intenções de valores? A escola QUER que os valores sejam trabalhados? Ex. Declaração dos Direitos Humanos
Que a escola tenha a intenção, QUEIRA que os valores sejam trabalhados no âmbito escolar.
4. Relações interpessoais:
Respeito
Autoridade
Admiração


integração entre o respeitado e o que respeita, não basta ser duro, exigente autoritário. É preciso uma relação de contrução, de admiração entre professor e aluno.
Relação construida por meio do diálogo
5. Auto Estima: Mtas vezes negligenciada. Tem como ponto de partida a auto imagem, e isto precisa estar na consciência do individuo, e cada um constrói uma imagem de si.
(processo de Piaget limitado)
Cada ser humano constrói para si uma imagem que julga representá-lo, com a qual se identifica e se confunde (Harkot-de-La-Taille, 1999)
Uma pessoa para trabalhar com ética,  precisa confiar em si.
Cada ser  humano constrói uma imagem de si, e tem a ver com nossa auto estima, e o que pensamos de nós mesmos. Uma pessoa para ser ética, para trabalhar com valores e cidadania ela precisa ter uma auto imagem positiva, e reforçar a auto imagem dos alunos.


A pessoa que tem uma baixa auto estima dificilmente vai pensar em prol do coletivo porque  se sente rebaixado pelo coletivo, pelo social...
O professor age contra estes princípios quando discrimina, quando rotula, (tal aluno é lento, é deficiente, é......)
6. Auto Conhecimento -  Pouco citado, mas muito importante.
“Tomar consciência dos próprios sentimento e emoções é essencial para a construção da ética e da democracia escolar.”


É preciso se conhecer e ter consciência do que eu sinto. As vezes uma forma de falar humilha outra pessoa... saber que atingiu pessoas,
O que podemos fazer para que ela deixe de estar triste?
7. A Gestão Escolar
“Uma instituição em que as decisões são centralizadas nas mãos de um pequeno grupo  , em que as regras e o projeto acadêmico já se encontram pré determinados a partir dos valores e crenças de outras pessoas, não permite o diálogo e a reorganização constante dos tempos e espaços, e a busca de novos e melhores caminhos para enfrentar os desafios cotidianos.”
 A escola tradicional , onde os processos já estão prontos não sujere a democracracia,
ao contrário, cultiva a heteronomia.






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