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sábado, 16 de outubro de 2010

4a. Semana - Neurociências e Doenças Neurológicas com Ênfase em Epilepsia

RITMOS BIOLÓGICOS - CICLO, SONO E VIGÍLIA
Prof. Li Li Min

O QUE ACONTECE ENQUANTO DORMIMOS?

Para uma pessoa adulta são indicadas 8 horas de sono, praticamente 1/3 da vida passamos desacordados, no entanto este período de sono é primordial:

Neste período alguns hormônios são liberados e as glândulas são ativadas:
Glândula Pituitária

Glandula Adrenal
Ossos
Músculo
Pele
Tiróide
Glandulas sexuais
Rim
Ciclo de liberação hormonal acontece de acordo com período do dia!

Hormônio Melatonina - Ajuda a regular ciclo Sono Vigília
Cortisol - Glandula Agrenal(pela manhã)
               Aporte energético
               Efeitos imunológicos
               Diminui respostas inflamatórias

O Hormônio de Crescimento é liberado nas fases profundas do sono.



Crianças que tem sono alterado tem uma taxa de crescimento, muitas vezes menor, do que crianças que tem um sono saudável.

Hoje é possível saber o que acontece nas fases do sono




Exame Polissonografia - Registro da atividade elétrico-cerebral registrado pelo
Eletroencéfalograma
Eletromiografia

As atividades cerebrais mudam de acordo com a fase do sono

  
4 Estágios Não REM - Fase reparadora de células que sofreram desgaste durante o dia

1 Estágio REM - REM Raped Eyes Movie - Atividade da musculatura ocular, sonhos mais vívidos, intensa atividade sinaptica, instauração de novas sinapses, e novos receptores, aprendizagem ocorre neste momento

  
Disturbios do sono em crianças ;

  • Despertares confusionais (choro inconsolável, ocorre na fase profunda do sono)
  • Terror Noturno - Medo, fisionomia assustada
  • Sonambulismo - Criança e adolescente (1 a 5% da população)
  • Pesadelos
Pode atrapalhar o sono, pois algumas crianças tem medo de voltar a dormir!

10 Mandamentos para uma boa noite de sono:

1-  Horário Regular para dormir e acordar
2-  Ir para cama somente na hora de dormir
3-  Ambiente saudável
4-  Não fazer uso de alcool próximo ao horário de sono
5-  Não fazer uso de medicação para dormir sem orientação médica
6-  Não exagerar em café, chá ou refrigerante, que são estimulantes
7-  Atividades físicas em horários adequados, e nunca próximo ao horário de dormir
8-  Jantar moderadamente em horário regular e adequado
9-  Não levar problemas para a cama
10- Atividades repousantes e relaxantes após o jantar


Procurar não fazer uso do computador, e luminosidades pois a liberação dos hormônios pode ser prejudicada!

IMPORTANTE PARA A SAÚDE MANTER O EQUILÍBRIO ENTRE AS ATIVIDADES
Temos sempre:

8 Horas de Sono


8 Horas de Trabalho

8 Horas de Lazer?






CRESCIMENTO MATURAÇÃO  E  PLASTICIDADE  DO  SISTEMA NERVOSO
Prof. Paula e  Prof. Li Li Min

Crescimento Físico: Processo associado com o aumento do tamanho estrutural: Altura, Peso Massa   Corporal durante a infância 

Do nascimento aos 8 anos o crescimento é mais rápido

Início da Puberdade: Totalidade da alteração física

 0 a 3 ANOS
Até 1 ano a criança ganha aproximadamente o dobro de peso que ela nascera
Nos anos seguintes os ganhos são menores
O cérebro está em constante desenvolvimento: sugar, sorrir, andar, falar, etc.

3 a 8 ANOS
Mielina - Transmissão de impulsos elétricos, entre neurônios para
Desenvolvimento de habilidades como coordenação motora;
Desenvolvimento do cortex cerebral;
Começa a apresentar aspectos cognitivos mais elaborados e sofisticados;
Comportamentos mais refinados;
Entende melhor seus sentimentos e os externaliza
Imaginação;
Aspectos afetivos: Egocentrismo;
Receio/medo de novas situações
Nesta idade é necessário que a criança perceba as consequências de suas atitudes (elogios, consequencias negativas),  e comece a discriminar o certo e o errado
Imaginação

8 a 12 ANOS
Crescimento e peso mais lentos, porém constantes
Melhor organização sistema sensório motor
Rápidos ganhos cognitivos
Importante fase de estimulação
Sistema nervoso mais lento
Diferenças entre meninos e meninas é mais visível
Habilidades perceptivas mais refinadas
Do ponto de vista cognitivo a criança consegue focar melhor, desejo de aprender, boa imaginação e criatividade
Separação de grupos de meninos e meninas, não ha mais receio de novas situações, novos interesses, grupinhos
Senso de aventura 

QUAIS FATORES INFLUENCIAM NO CRESCIMENTO DAS CRIANÇAS?
São vários:

Hereditariedade
Fatores perinatais (gestação- doenças, etc)
Nutrição (falta ou excesso de peso são agravantes)
Atividades físicas
Hormônios de crescimento
Doenças (consequencias)
Estilo de vida
Fatores ambientais - Vínculos familiares e sociais

Há mudanças no cérebro ao longo da vida

PLASTICIDADE  CEREBRAL:
Modificação na estrutura cerebral de acordo com novas experiências do indivíduo
* Neurônio , glia, capilares
Adaptação frente aos estímulos

Normalmente individuos que executam práticas esportivas possuem uma alteração cerebral.

O cérebro é altamente modificável, e dependendo dos estímulos, se bem direcionados podem levar à  modificação da estrutura cerebral  e comportamental




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