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domingo, 12 de dezembro de 2010

6a. Semana - Educação e Construção de Valores

ASSEMBLÉIAS ESCOLARES E DEMOCRACIA ESCOLAR
Coord. Ulisses Araújo
Coord, Direção, alunos e Professores da Colégio Comunitário Campinas

Há basicamente e tipos de Assembléias:
  1. ASSEMBLÉIA DE CLASSE - Acontece dentro de sala de aula, e tem por função regular as ações dos alunos dentro de sala de aula. Duas cartolinas onde são escritas as críticas e felicitações.
  2. ASSEMBLÉIA DE ESCOLA/CURSO - Assembléia geral da escola, com representantes de cada classe)
  3. ASSEMBLÉIA DOCENTE – uma vez por mês com uma pauta previamente estipulada, professores e coordenadores estão presentes. Ajuda nos conflitos e relações entre os próprios professores, e consegue vivenciar a situação que a criança vive.
Espaço democrático –  Trabalho sistematizado criando um ESPAÇO DE DIÁLOGO

assembleias escolares e democracia escolar | crianças , falamos sobre o que é assembleia e hoje discutiremos algumas críticas que vocês apontaram no cartaz. quem vai falar pela sala?
 professora, queremos criticaR O EXCESSO DE BRIGAS NA ESCOLA | É VERDADE
BOM E QUE SUGESTAO VOCÊS ME APRESENTAM? | PODERIA SUSPENDER ESSES ALUNOS...

·         É feito um cartaz com CRÍTICAS, FELICITAÇÕES E SUGESTÕES
·         Onde TODOS  tem possibilidade de se colocar
·         Abertura aos alunos para saber sobre seus sentimentos, emoções, atitudes, etc
·         Resolução democrática em sala de aula
·         Resolução de conflitos cotidianos
·         Reforçar um espaço democrático, participativo
·         Reforço da ética e autonomia
·         Busca de soluções através da autonomia, sabendo resolver os conflitos de forma responsável e respeitosa
·         Não haver obstáculos
·         Crítica a FATOS e não PESSOAS
·         Metodologia flexível em função do que é evidenciado nas próprias assembléias
·         As próprias crianças assumem o compromisso com relação aos conflitos
·         “Assembléia dos ratinhos”...  A busca de soluções para problemáticas
·         Regras da assembléia
·         Tentativa de resoluçãao de problemas e reforço das coisas boas que acontecem
·         O grupo se apóia nos fatos bons e resolvem o que não está correto
·         Votação nas soluções, prevalece a democracia
·         A busca de soluções não está só mais nas mãos dos professores
·         Redução dos conflitos como conseqüência das ações democráticas, tornando os comportamentos em níveis democraticamente aceitáveis


DIVERSIDADE/ PLURALIDADE CULTURAL NA ESCOLA
Profa. Daniela Kovalewsk


Pensamento sobre o maior acesso dos estudantes a escola, e, consequentemente, o aumento da diversidade.
A diversidade marca nossa escola e também nossa vida social.
Quando falamos sobre pluralidade/ diversidade/ multiculturalismo e embora trabalhem com a mesma questão, cada um dos temas traz epistemologias distintas

Igualdade de todos X Diferença de cada grupo específico ?

 Silvia Duschatzky e Carlos Skliar (Texto "Nome dos Outros"),  classificam quem está na escola, o outros de algumas formas tais como:
OUTRO : fonte de todo mal, fonte da doença , que deve ser perseguido e isolado.

O OUTRO COMO SUJEITO PLENO DE UMA MARCA CULTURAL: Aquele que está "preso" a uma marca de cultura, sem levar em conta outras características e singularidades,

O OUTRO COMO ALGUÉM A TOLERAR: O outro tolerado também é o outro desprezado, não quer dizer que a escola pode trabalhar enaltecendo ou amenizando os preconceitos.

COMO OS PROFESSORES TEÊM LIDADO COM AS DIFERENÇAS EM SALA DE AULA? O QUE É SER "NORMAL"?


Embora a diversidade no Brasil seja bem evidente, a  pouco tempo  as questões das diferenças são abordadas no campo educacional, sendo diretrizes educacionais, que passam a ser tema transversal em 1998 nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Em 2006 a lei 10.639 trás a obrigatoriedade da educação de história da África e de cultura afro brasileira em nossas escolas. Em 2008 esta lei é complementada com a lei 11.645, que estende esta obrigatoriedade da cultura indígena.
Em 2007 a publicação do programa ética e cidadania, que trás uma série de elementos como inclusão, direitos humanos, ética e cidadania, em textos de autores que discutem estes assuntos.
Em 2010, é  criado o estatuto da igualdade racial, porém  não é diretamente voltado à educação, mas trás alguns conceitos diferentes.
A diferença é uma temática que está em transformação, de algo que esta acontecendo não só no Brasil.
Devemos refletir especialmente sobre a diferença entre a universalidade dos direitos para todos e a particularidade dos direitos baseados em etnia, identidades ou comunidades.
Faz-se necessário pensar na desigualdade e na diferença, para que nossas escolas busquem vertentes mais justas e igualitárias.

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