ASSEMBLÉIAS ESCOLARES E DEMOCRACIA ESCOLAR
Coord. Ulisses Araújo
Coord, Direção, alunos e Professores da Colégio Comunitário Campinas
Há basicamente e tipos de Assembléias:
- ASSEMBLÉIA DE CLASSE - Acontece dentro de sala de aula, e tem por função regular as ações dos alunos dentro de sala de aula. Duas cartolinas onde são escritas as críticas e felicitações.
- ASSEMBLÉIA DE ESCOLA/CURSO - Assembléia geral da escola, com representantes de cada classe)
- ASSEMBLÉIA DOCENTE – uma vez por mês com uma pauta previamente estipulada, professores e coordenadores estão presentes. Ajuda nos conflitos e relações entre os próprios professores, e consegue vivenciar a situação que a criança vive.
Espaço democrático – Trabalho sistematizado criando um ESPAÇO DE DIÁLOGO
· É feito um cartaz com CRÍTICAS, FELICITAÇÕES E SUGESTÕES
· Onde TODOS tem possibilidade de se colocar
· Abertura aos alunos para saber sobre seus sentimentos, emoções, atitudes, etc
· Resolução democrática em sala de aula
· Resolução de conflitos cotidianos
· Reforçar um espaço democrático, participativo
· Reforço da ética e autonomia
· Busca de soluções através da autonomia, sabendo resolver os conflitos de forma responsável e respeitosa
· Não haver obstáculos
· Crítica a FATOS e não PESSOAS
· Metodologia flexível em função do que é evidenciado nas próprias assembléias
· As próprias crianças assumem o compromisso com relação aos conflitos
· “Assembléia dos ratinhos”... A busca de soluções para problemáticas
· Regras da assembléia
· Tentativa de resoluçãao de problemas e reforço das coisas boas que acontecem
· O grupo se apóia nos fatos bons e resolvem o que não está correto
· Votação nas soluções, prevalece a democracia
· A busca de soluções não está só mais nas mãos dos professores
· Redução dos conflitos como conseqüência das ações democráticas, tornando os comportamentos em níveis democraticamente aceitáveis
DIVERSIDADE/ PLURALIDADE CULTURAL NA ESCOLA
Profa. Daniela Kovalewsk
Pensamento sobre o maior acesso dos estudantes a escola, e, consequentemente, o aumento da diversidade.
A diversidade marca nossa escola e também nossa vida social.
Quando falamos sobre pluralidade/ diversidade/ multiculturalismo e embora trabalhem com a mesma questão, cada um dos temas traz epistemologias distintas
Igualdade de todos X Diferença de cada grupo específico ?
Silvia Duschatzky e Carlos Skliar (Texto "Nome dos Outros"), classificam quem está na escola, o outros de algumas formas tais como:
OUTRO : fonte de todo mal, fonte da doença , que deve ser perseguido e isolado.
O OUTRO COMO SUJEITO PLENO DE UMA MARCA CULTURAL: Aquele que está "preso" a uma marca de cultura, sem levar em conta outras características e singularidades,
O OUTRO COMO ALGUÉM A TOLERAR: O outro tolerado também é o outro desprezado, não quer dizer que a escola pode trabalhar enaltecendo ou amenizando os preconceitos.
COMO OS PROFESSORES TEÊM LIDADO COM AS DIFERENÇAS EM SALA DE AULA? O QUE É SER "NORMAL"?
Embora a diversidade no Brasil seja bem evidente, a pouco tempo as questões das diferenças são abordadas no campo educacional, sendo diretrizes educacionais, que passam a ser tema transversal em 1998 nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Em 2006 a lei 10.639 trás a obrigatoriedade da educação de história da África e de cultura afro brasileira em nossas escolas. Em 2008 esta lei é complementada com a lei 11.645, que estende esta obrigatoriedade da cultura indígena.
Em 2007 a publicação do programa ética e cidadania, que trás uma série de elementos como inclusão, direitos humanos, ética e cidadania, em textos de autores que discutem estes assuntos.
Em 2010, é criado o estatuto da igualdade racial, porém não é diretamente voltado à educação, mas trás alguns conceitos diferentes.
A diferença é uma temática que está em transformação, de algo que esta acontecendo não só no Brasil.
Devemos refletir especialmente sobre a diferença entre a universalidade dos direitos para todos e a particularidade dos direitos baseados em etnia, identidades ou comunidades.
Faz-se necessário pensar na desigualdade e na diferença, para que nossas escolas busquem vertentes mais justas e igualitárias.
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