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domingo, 12 de dezembro de 2010

6a. Semana - Saúde na Escola

USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS
Prof. Li Li Min


As substâncias psicoativas são todas as substâncias que agem no sistema nervoso central e produzem alterações de percepção, de sentimento e de sensações e que são percebidas como prazerosas pelas pessoas que usam.
Existem as substâncias que são lícitas ou ilícitas. As pessoas quando usam essas substâncias buscam reações diferentes. O uso de diversas substâncias diferentes pode causar uma reação perigosa para a saúde.
A dependência destas substâncias é um fenômeno que tem vários fatores, e que todos estes precisam ser abordados para poder entender esta dependência.
Atualmente o uso destas substâncias está sendo aumentada, e em idades cada vez menores. Este uso em pessoas mais jovens tem um risco maior em termos de danos e dependência.
A idade em que a experimentação acontece é na adolescência, que é o momento da curiosidade. É importante que essa curiosidade possa ser satisfeita por pessoas próximas deste adolescente que vão dar informações corretas sobre essas substâncias.
Se conhecer sobre as implicações do uso de drogas não esta sendo o suficiente para prevenir, a falta de informação pode agravar este problema.
Alguns adolescentes têm uma maior vulnerabilidade ao uso de drogas, quando tem problemas com a autoestima, depressão, problemas com a aparência, entre outros.

A informação e exemplos de qualidade são essenciais para o adolescente. Quando ainda assim o uso acontece, é preciso avaliar o que esta acontecendo, qual a freqüência de uso, e se não se sentirem capazes para estar intervindo, procura – se um médico.
Nos casos de dependências existem tratamentos com psicoterapia comportamental, com o uso de medicações para tratar os sintomas da abstinência e pra tratar a presença de comorbidade, quando a pessoa tem a dependência e tem um outro tipo de quadro psiquiátrico que precisa ser tratado, desta forma o quadro será reduzido ou até extinto.



MÍDIA E COMPORTAMENTO
Prof. Li Li Min

Já estudamos que a infância e adolescência são momentos de grandes transformações física, psíquicas, com mudanças radicais e abruptas. Neste momento se estabelecem as atitudes, conceitos e valores, e formam a conduta. Este período constitui-se de maior vulnerabilidade a influencias externas.
A socialização é o processo pelo qual o ser humano interioriza valores, crenças, atitudes e normas de conduta que são próprios de seu grupo social ou sociedade, incorporando-as à sua personalidade.
A mídia constitui-se um importante meio de socialização, por seu acesso universal sem deslocamento, por não segregar e pela sua eficiência.
A mídia retrata modelos de conduta de uma determinada maneira, selecionam informações e conhecimentos, fornecem estímulos. Assim como os adultos, os adolescentes acham que a mídia influencia a todos, menos a si mesmo.

As crianças são influenciadas pela mídia, pois aprendem pela observação, imitação e pelas suas próprias atitudes. Os comportamentos agressivos são aprendidos pelos exemplos de modelos observados, e as crianças menores de 8 anos são mais vulneráveis, pois ainda não diferenciam a fantasia da realidade.
Estudos apontam que grandes exposições as mídias geram impactos negativos nas crianças e adolescentes, como atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, uma precocidade sexual, violência, transtornos alimentares, problemas escolares e uso de drogas.
As maiores porcentagens de violência estão nos desenhos infantis, tendo os heróis usando a violência como uma justificativa para resolver problemas.


As questões sexuais também são estimuladas pela mídia e os pais acabam não trabalhando com as questões de anticoncepção e DSTs, e na escola a sexualidade ainda é vista de forma muito anatômica, não sendo trabalhado com os sentimentos desta sexualidade.

A internet também oferece acesso fácil a sites pornográficos, e favorece a pedofilia e o cyberbullying. O acesso a internet deve ser sempre monitorado pelos pais, para que diminua o risco deste adolescente ficar exposto a conteúdos inapropriados.
A mídia acaba sendo uma atividade substitutiva de outras atividades, como os exercícios físicos, leituras e interação social.
Os vídeo games são uma mídia com interação. A participação ativa aumenta o aprendizado. As crianças que jogam vídeo game apresentam redução em atitudes pró sociais e assistenciais, aumento no pensamento agressivo e respostas violentas com retaliações a provocações. Aumento de sentimento de hostilidade, expectativa de que o outro seja violento, desensibilização da dor nos outros e aumento da probabilidade de interagir e responder a outros com violência. O jogo vicia e aumenta o tempo gasto com ele.
A publicidade tem um efeito modesto, mas considerável no consumo de bebidas alcoólicas e se utiliza de imagens sexuais e celebridades para convencer o público.
Os professores precisam conscientizar sobre a mídia, uso e abuso de drogas e sobre a  educação sexual.
Estamos em um meio multimídia de constantes avanços tecnológicos, porém é necessária uma educação crítica e consciente e utilizar tais meios de forma positiva e para um avanço, e nunca um retrocesso.

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