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segunda-feira, 9 de maio de 2011

1a. SEMANA - PROFISSÃO DOCENTE

PAPEL DO PROFESSOR: INSTRUIR OU EDUCAR?
Prof. Silvia Colello
USP

Qual é a verdadeira FUNÇÃO docente?

Inicialmente o professor tem que ensinar, porém as cobranças vão além do mero aprendizado, como ética, cidadania, inserção social, profissionalização, criatividade, responsabilidade, autonomia, competência, consciência, etc.

Além dos perigos que os professores são induzidos a instruir visando a conscientização e prevenção, como DST’s, intolerância, corrupção, gravidez, violência, marginalidade, drogas, alcoolismo, entre outros perigos que a sociedade apresenta hoje em dia.

APELOS DO MUNDO  X  PERIGOS DO MUNDO

A função docente vai além de simplesmente PASSAR o conhecimento:
  1. INSTRUIR: Relação ensinar x aprender
  2. EDUCAR: Processo de formação humana

César Colle: Tão importante quanto ensinar conhecimentos, é preciso ensinar normas, procedimentos, valores, atitudes, que fazem parte da formação humana e não é possível ser deixado de lado.

Jorge Gusdorf (: Será que a educação deve se submeter a educação? Ou será que a educação deve se submeter ao ensino?

Quando a educação se submete ao ensino: Através deste dá-se a somatória de todos os saberes, de todas as matérias. Diante de cobranças como vestibulares, conhecimentos ,  etc  tende-se a valorizar o saber, o ensino conteudista,   deixando de lado o projeto que visa a construção humana.

Quando o ensino se submete a educação: Projeto de educação onde todos os saberes se justificam, não desconsiderando os saberes, mas sim um projeto sob uma perspectiva ainda maior.

“A pedagogia real situa-se além dos limites e das intenções de qualquer disciplina” Jorge Gusdorf – Professor para que?

Ensinar a matéria focando um sujeito mais coerente, crítico, com compreensão dos processos humanos, valores, e não a disciplina por si só.

Gusdorf achava que devíamos submeter o ensino, a educação para que , de forma individualizante, desenvolvêssemos  o potencial de cada um.

Hoje tem-se esta visão, porém numa perspectiva mais socializante.

A ESCOLA PRECISA SER UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO!

O educador enfrentar a educação considerando 2 pólos Pedagógico e cultural (Educação e Informação)

Desenvolvimento, Aprendizagem, Personalização, Socialização, Humanização, Liberdade (possibilidade de enfrentar dificuldades de forma criativa)

EQUILIBRIO ENTRE PEDAGÓGICO E EDUCACIONAL

ESCOLA -> MACROESFERA - Compreensão da sociedade
Projetos e definição de prioridades, não por acaso mas comprometidamente pensados

Microesfera – dia a dia... intervenção, atendimento

Abraçar o projeto pedagógico vivendo-o no desafio do dia a dia na escola.

Projeto pedagógico e ação educativa comprometidos com o ALUNO e nosso mundo.



A AÇÃO EDUCATIVA AO LONGO DA TRAJETÓRIA ESCOLAR
Prof. Silvia Colello
USP

Significados da ação educativa. O que acontece nas escolas ALÉM DO ENSINO?
Projetos vão “pipocando” na escola, aleatoriamente. Qual é o sentido educativo deste tipo de intervenção?

Orientação Sexual, drogas, etc, etc.... Estes assuntos precisam acontecer aleatóriamente?

AÇÃO EDUCATIVA – estreita sintonia -> TRAJETÓRIA ESCOLAR

A educação infantil é marcada por grandes novidades (desenho com cenas de brincadeiras, alegrias, descoberta, oportunidades sociais, etc)
Qual o papel do professor dentro de cada contexto?
Neste contexto de Educação Infantil, por exemplo é a institucionalização, um investimento nas esferas afetiva, funcional, cognitiva, liguistica e de ajustamento pessoal (o que é a escola? Como ela funciona?)

No Ensino Fundamental (1º. e 2º. Ano) é considerado um espaço de APRENDER, em um depoimento um aluno diz que o 1º. Ano é legal, mas não se brinca mais. “Agora é pra valer”.
Papel do professor: Institucionalização - Apoio funcional, fortalecimento do vínculo com o saber (querer e gostar de aprender), estimulação dos valores que regem a convivência social.


 A convivência social não é mais só para brincar!

EF 3º. A 4º. Ano
São percebidos os múltiplos espaços da escola, deixa de ser globalizada e passa a ser complexa.
Aprender à aprender
Papel do professor: Escolarização
Fortalecimento da relação aluno-escola pelas dimensões afetiva, metodológica, funcional, cognitiva e social.

EF  5º. A 9º. Ano
A escola passa a competir com outros espaços, um entre tantos espaços... divisão entre futebol e escola, por exemplo.

Ensino Médio:
O jovem percebe a importância da escola, mas precisa lidar com a disponibilidade para investir em APRENDIZAGEM, enquanto estão mesmo interessados, em grande maioria, no sexo oposto.
Papel do professor: Escolarização e preparação para a vida social
Apoio, orientação, sensibilização, conscientização sobre aspectos da vida e responsabilidade social.

É preciso compreender a realidade dos seus alunos e saber trabalhar a partir dela, de acordo com as necessidades locais e institucionais.

Institucionalização -> Escolarização  -> Preparação para a vida social
(mola pela flexibilidade, pois eventualmente o professor precisa ser sensível para perceber os princípios educativos focando o aluno)

O PAPEL DO EDUCADOR É INICIALMENTE ACOLHÊ-LO, ENSINÁ-LO A VIVER BEM SUA VIDA ESCOLAR E SER UM CIDADÃO RESPONSÁVEL PERANTE A SOCIEDADE.

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