Powered By Blogger

terça-feira, 10 de maio de 2011

4a. SEMANA - PROFISSÃO DOCENTE

A CONSTRUAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR –Mecanismos do não aprender e desafios do professor
Profa. Silvia Colello
Univ. São Paulo

Fonte: http://www.guiamedicodeuberlandia.com.br/index.php?type=ler&content=76&news=true
O fracasso escolar é algo muito presente e mto evidente no Brasil.
Situação da não aprendizagem.
É possível verificar através de dados como o Saresp, Inaf, Prova Brasil, Saeb, Enem, Vestibular
Pisa -  Coloca Brasil na posição 53 de 65 países estudados
IDEB – Dificuldade do ensino Fundamental e Médio chegarem ao nível  5.2 (meta do governo)   numa escala de 0 a 10
SAEB  mostra que a maioria de crianças do Fundamental e jovens do Ensino Médio estão aquém do que deveriam estar em termos do que deveriam estar.
MAS AFINAL, PORQUE OS ALUNOS NÃO APRENDEM?
SÃAO DASA JUSTIFICATIVAS SUPERFICIAIS:
1.Ou se justifica pela família desestruturada, o aluno é carente, passou fome...
2.A sociedade está vivendo uma crise de valores ,corrompida... enquanto o aluno é completamente ingênuo.
3.Ou os professores são mal preparados, não tem boas condições, etc
Seja qual for a explicação que se dê para o fracasso escolar, cria-se um “Caça às Bruxas”, buscando-se culpados para a realidade do fracasso escolar atual, mas tais explicações não nos permite compreender o fracasso escolar em sua complexidade.
CONSIDERAR AS DIMENSÕES QUE ENGLOBAM O APRENDER:
Considerar  esferas e interfaces do aprendizado, compreendendo todo processo em sua complexidade.
REFLETIR....
ALUNOS/MUNDO: Que motivos tem para aprender?
MUNDO/ESCOLA: O que a escola ensina, e o que ela deveria ensinar?
ESCOLA/ALUNO: Como a escola ensina? E se ensina, porque o aluno não aprende?
A sociedade do ter,lucro, capitalismo X Vlores da sociedade
Pq aprender se o que é valorizado é o ter, o lucro, o dinheiro
Um dos maiores desafios do professor hoje é conseguir resgatar o VALOR DA EDUCAÇÃO.
A estória ilustra bem os valores atuais da nossa sociedade, onde se valoriza mais o dinheiro do que o próprio conhecimento.
 A ESCOLA NO MUNDO DE HOJE: O QUE ENSINAMOS?
O que deveríamos ensinar?
Embora a sociedade tenha se desenvolvido, a tecnologia, entre outros avanços, a escola continua a mesma de sempre, o professor não dialoga com a atualidade, os professores se aprisionaram na educação de antigamente
Muros muito fechados, um mundo que não valoriza a escola, e a escola que se opõe à vida.
2 pontos de tensão
  1. Escola diferente da vida, que se opõe a vida
  2. Aprendizagem tão fechada em si mesma que não pressupõe o uso e aplicação do contexto  da sociedade
Isto como tendência ocidental, fora das tendências e em sintonia com o mundo.

Muito do que ensinamos é sem sentido, esta fora da realidade do seu mundo. O professor precisa buscar o paralelo entre a história antiga e a atualidade 
O ALUNO QUE NÃO APRENDE: PRÁTICAS MECÂNICAS
O ensino começa a ser enfadonho e sem sentido,  se tornando cada dia mais enraizado o desgosto pela escola, pelo aprendizado, pela escola como um todo
APRENDIZADO DESCONEXO A REALIDADE DO ALUNO
Há uma grande tensão entre professor aluno. O professor se frustra pelo aluno não aprende e da zero, o aluno está somente de corpo presente, pois há uma completa falta de dialogia diálogo entre professor aluno.
Além da falta de dialogia há também a desconsideração à diversidade cultural. Diferentes religiões, raças, e a escola, em direção inversa, prega anulação e empobrecimento da troca e da diversidade.

O não aprender funciona dentro de uma certa lógica
DIMENSÃO CULTURAL: Para que aprender? Consequencias do aprender e ler e escrever.
Desafio do professor em se ajustar e compreender o perfil dos seus alunos.
DIMENSÃO SOCIAL: Relações estabelecidas na escola, MARCADAS PELA DISCRIMINAÇÃO, AUTORITARISMO, relações de poder...
DESAFIO DO PROFESSOR: lidar de forma mais dialógica, mais compreensiva, buscar relações que estabeleçam o bem estar na escola e , consequentemente, o aprendizado.

DIMENSÃO PEDAGÓGICA: Ajustar a metodologia ao processo  cognitivo do aluno, práticas menos mecânicas e mais criativas
DESAFIOS:
DIMENSÃO POLÍTICA: Valorização do saber, das escolas e dos professores
DESAFIOS: Reconhecimento SOCIAL da importância da escola como um todo.

O RISCO DE APRENDER, MAS... NÃO GOSTAR, NÃO USAR, NÃO SER CRÍTICO,
Mesmo no caso de alunos que tem sucesso, será que não tem uma dimensão de fracasso? Lidam com o saber de forma realmente crrítica?



PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
Profa. Silvia Colello
Univ. São Paulo
FALANDO SOBRE A APRENDIZAGEM!


mitos:

  1. APRENDIZAGEM É CONSEQUENCIA DO ENSINO?
  2. APRENDIZAGEM SE FAZ EM ETAPAS QUE PODEM SER CONTROLADAS PELO ENSINO LINEAR , CUMULATIVO, FRAGMENTADO E INFLEXÍVEL 
  3. APRENDER É DIFERENTE DE USAR O CONHECIMENTO

Desafios, dificuldades, percalsos, contexto sócio cultural, motivação, cotidiano, diversas esferas, atuação escolar, relações interpessoais, equilíbrio, interação, mediação, acesso ao conhecimento, tornar possível, linguagem, regularização, evolução, favorecimento à reflexão, criticidade...

Transito entre várias esferas;
  • cognição (saber fazer),
  • afetivo (querer fazer) e 
  • funcional (poder fazer)

Piaget/ Emília Ferreiro: O homem, no seu desejo a se adaptar, ele espontaneamente busca conhecimento e aprendizado!
Porém pode ser otimizada pela ação docente!
AÇÃO - REFLEXÃO
APRENDER - TORNAR-SE USUÁRIO DO SABER - SER CRÍTICO E OBETIVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.