Powered By Blogger

terça-feira, 10 de maio de 2011

5a. SEMANA - PROFISSÃO DOCENTE

O PROFESSOR E A CIDADE EDUCADORA
Prof Rosa Iavelberg
USP       


 

   A cidade educadora – o nosso olhar se acomoda à visualização cotidiana.
   O professor pode utilizar a  paisagem contemporânea e a antiga como uma forma de expandir o universo cultural dos estudantes.
   Explorar espaços que estão próximos dos alunos contribuem para o conhecimento histórico e cultural, podendo ter  nos projetos pedagógicos um resgate dos conteúdos, com um paralelo real.
   É necessário que o professor trabalhe com foco  nos alunos, e ao entrar em contato com o espaço dele  perceba e aproveite o que foi ensinado, desta forma  o professor favorece ao aluno uma possibilidade de observação da arquitetura, do desenho , da história e da cultural.
   Aproveitar a localidade como fonte de estudo, valoriza o ensino da arte presente na rotina, nas ruas, no cotidiano, e de certa forma garante a arte de forma mais abrangente.


A ESCOLA E AS INSTITUIÇÕES CULTURAIS
Prof Rosa Iavelberg
USP        

   É importante conhecer, visitar espaços, museus e tudo o que está relacionado a cultura, assim a arte se torna interessante à aprendizagem, assim o processo se torna mais vivo e instigante no processo da arte.
   As visitas também podem ser virtuais, tendo museus internacionais para ser visitados, e aprendidos não somente sobre a obra, mas também o autor, podendo se ter projetos interdisciplinares, por meio da arte.
   Estudar a arte e a arqueologia é uma possibilidade de se explorar por meio de imagens,  valorizando a profissão e o patrimônio que se tem no âmbito nacional.
   O estudo da arte rupestre pode ser adaptado da educação infantil até o ensino médio.
   Atualmente se tem vários tipos de manifestações artísticas que se reproduz a cultura jovem, os mobilizando e valorizando diversos conhecimentos valorizar esse jovem, podendo ser explorado em diversas áreas do conhecimento por meio de projetos.

                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.