O PROFESSOR NÃO PODE ESTAR SÓ: O ESPAÇO INTERDISCIPLINAR
Profa. Claudia
Prof. Faculdade Ribeirão Preto
PROCESSO COMPLEXO:
Matriz sócio histórica (protagonistas principais)
FAMÍLIA
ESCOLA
SAÚDE
Outros participantes importantes do processo:
Demais crianças da sala, outras famílias, outros profissionais da escola, profissionais de saúde, entre outros.
Famílias buscam a aceitação, o acolhimento do aluno com novos contextos, para que possam de fato usufruir plenamente do ambiente escolar, além da dúvida se a escola está preparada como um todo para receber a criança com NEE.
Desafios da aprendizagem e socialização
Outras famílias tem receio com relação à agressividade, imitação, que possam “perder” a aprendizagem (o professor vai colocar os “normais” em segundo plano)
Mas para algumas famílias tal situação é vista como princípio de valor ético e solidário, apoiando assim o processo de inclusão.
Professores:
Está preparado? Se sente preparado? Já se passaram mais de 1 década e nem todos se sentem preparados.
Como garantir a aprendizagem? Qual o papel real do docente? Socializá-lo somente?
Como lidar com as diferenças perante a diversidade, heterogeneidade, homogeneidade, as atividades, regras e rotinas são sempre as mesmas a todos, mesmo aos que não possuem NEE?
Como compreender e obter o domínio de disciplina e regras diante de novos contextos
Crianças com NEE
Observar e ouví-la de fato, interesses, possibilidades, capacidades, habilidades para então direcionar estratégias educacionais sem o pré conceito
Demais crianças do grupo
Como ficarão os outros? Serão deixadas de lado?
O que se aprende sobre a criança em questão, uma vez que se está aberto à novidades, poderá ser convertido a todos.
A imitação é natural, uma vez que querem entendê-lo como igual, se socializar.
A escola como um todo
O processo de inclusão não é responsabilidade única e exclusiva do professor que recebe uma criança com NEE, mas da escola como um todo considerando propostas e projetos de reflexão, planejamento, avaliação, sob a perspectiva em novas possibilidades.
Dúvidas e perguntas podem não ter respostas imediatas, mas criar a dúvida e diante da auto avaliação a resposta poderá vir naturalmente.
Troca de experiências entre professores e outros profissionais, não necessariamente da área educacional, mas todos os envolvidos no cotidiano escolar
Profissional da saúde
Compreensão e conhecimento contribuindo com o professor para novas estratégias
O PROFESSOR NÃO PODE ESTAR SÓ: O ESPAÇO INTERDISCIPLINAR
Jaqueline Cristina Crempe
CINDEDI
Constituição Federal 1988
Mesmo que a educação inclusiva seja obrigatória, o professor muitas vezes não consegue cumprir seu papel de forma satisfatória, por estar só!
O professor se sente frustrado e o aluno se sente inapropriado, dentre os tantos outros que também fazem parte da mesma sala de aula.
O professor vê-se muitas vezes esgotado, pois desafia as capacidades do professor e culpabiliza-se as pessoas
Ambos são subestimados e culpabilizados... Tende a predominar as DIFICULDADES dos alunos, e não as POSSIBILIDADES.
Quem ajudar?
EQUIPE ESCOLAR
ü Garantia de uma escola organizada e inclusiva
ü Realiza encaminhamentos e solicitação de serviços
ü Realiza busca e acesso a suporte, identificação dos recursos existentes na comunidade, estabelecimento de parcerias, convênios ou quaisquer outras formas de ação conjunta.
Cabe à escola acionar a equipe multidisciplinar, que auxilie no diagnóstico e ações didáticas possíveis.
Crianças e professores se sentem mais capazes e motivados, pois encontram NOVAS POSSIBILIDADES e POTENCIALIDADES. Criança ou adolescente visto em sua totalidade.
Vários profissionais devem atuar de forma integrada.
Diagnóstico -> verificação mais profunda
A equipe interdisciplinar (intra e extra escolar) possibilita novos pensamentos, comportamentos, ação memória, indicativos de áreas em potencial.
O professor PODE e DEVE exigir ajuda de uma equipe multidisciplinar, estar aberto às mudanças, ser autêntico e empático, enfatizar aos pais os avanços e não apenas as dificuldades.
Parceria e apoio entre: Equipe escolar e Equipe comunitária
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