Powered By Blogger

terça-feira, 10 de maio de 2011

2a. SEMANA - PROFISSÃO DOCENTE

O PROFESSOR E A DIVERSIDADE CULTURAL
Profa. Rosa Iavelberg
Univ. SP

A importancia do ensino sob a diversidade cultural. Esta por si trabalha o direito da própria arte dos povos e suas diversas culturas (ex arte indiana, indígena, bonecos bali, bonecos mexicanos, carrancas, norte , nordeste, mascaras africanas...)



Ensinar sobre a diversidade das culturas tende-se a promover o conhecimento e consequentemente o respeito a culturas diferentes.

O professor deve considerar contextos históricos diferentes e mutáveis com o decorrer dos tempos.

Não devemos estudar somente aquilo que foi consagrado como arte, mas todas as manifestações culturais, com qualidade artística e estética, favorecendo a relação do individuo com o grupo, sem valorizar apenas ALGUNS modelos.

Considerar marcos políticos, sociais e ambientais para ensinar a diversidade cultural

Lendas , mitos, festas populares, usos e costumes, culturas locais e universais
Relação dinâmica e inclusiva com a arte.

  • Recuperar histórias, memórias, universos,
  • Identidade com  universo artístico e cultural
  • Valor e relações com o diferente



PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO CULTURAL
Profa. Rosa Iavelberg
Univ. SP

É importante que o professor possa mediar o contato dos alunos com a Arte, mostrá-la como acessível, podendo incluir tal contexto em sua vida.

v  Conteúdos sócio-históricos e relativos a arte brasileira (Almeida jr, Segall, Volpi , casarios etc)
v  A arte ajuda a promover a auto estima, pois é de produção própria, compartilhada, criativa, reflexiva, social, etc...
v  Temáticas transversais (ética, meio ambiente, trabalho, consumo, etc...)
v  Arte associada a conteúdos poéticos
v  Características culturais, ambientais, poder de participação social/ comunitária
v  Integração do aluno na sociedade
v  Conhecimento das diferentes culturas
v  Compartilhamento de informações e produções dos alunos além das escolas
v  Construção de potfolios / blogs
v  Poder transformador e construtor da personalidade dos alunos
v  Identificação de alunos com poéticas, valorização dos artistas e sua história, compreensão estética, interpretação da arte, etc
v  Aprendizado por parte de professores e alunos, técnicas arte educativas
v  A arte começa e ser mostrada, APRENDIDA a partir do séc XX (não copiados)
v  Escola nova: livre expressão, sentimentos, etc
v  Escola Contemporânea: O aluno se alimenta da arte sem copiar propriamente uma produção, sem perder sua autoria e autonomia. Associação do que se faz e do que já foi feito.

Que aluno pretendo formar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.