O PROFESSOR E A DIVERSIDADE CULTURAL
Profa. Rosa Iavelberg
Univ. SP
A importancia do ensino sob a diversidade cultural. Esta por si trabalha o direito da própria arte dos povos e suas diversas culturas (ex arte indiana, indígena, bonecos bali, bonecos mexicanos, carrancas, norte , nordeste, mascaras africanas...)
Ensinar sobre a diversidade das culturas tende-se a promover o conhecimento e consequentemente o respeito a culturas diferentes.
O professor deve considerar contextos históricos diferentes e mutáveis com o decorrer dos tempos.
Não devemos estudar somente aquilo que foi consagrado como arte, mas todas as manifestações culturais, com qualidade artística e estética, favorecendo a relação do individuo com o grupo, sem valorizar apenas ALGUNS modelos.
Considerar marcos políticos, sociais e ambientais para ensinar a diversidade cultural
Lendas , mitos, festas populares, usos e costumes, culturas locais e universais
Relação dinâmica e inclusiva com a arte.
- Recuperar histórias, memórias, universos,
- Identidade com universo artístico e cultural
- Valor e relações com o diferente
PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO CULTURAL
Profa. Rosa Iavelberg
Univ. SP
É importante que o professor possa mediar o contato dos alunos com a Arte, mostrá-la como acessível, podendo incluir tal contexto em sua vida.
v Conteúdos sócio-históricos e relativos a arte brasileira (Almeida jr, Segall, Volpi , casarios etc)
v A arte ajuda a promover a auto estima, pois é de produção própria, compartilhada, criativa, reflexiva, social, etc...
v Temáticas transversais (ética, meio ambiente, trabalho, consumo, etc...)
v Arte associada a conteúdos poéticos
v Características culturais, ambientais, poder de participação social/ comunitária
v Integração do aluno na sociedade
v Conhecimento das diferentes culturas
v Compartilhamento de informações e produções dos alunos além das escolas
v Construção de potfolios / blogs
v Poder transformador e construtor da personalidade dos alunos
v Identificação de alunos com poéticas, valorização dos artistas e sua história, compreensão estética, interpretação da arte, etc
v Aprendizado por parte de professores e alunos, técnicas arte educativas
v A arte começa e ser mostrada, APRENDIDA a partir do séc XX (não copiados)
v Escola nova: livre expressão, sentimentos, etc
v Escola Contemporânea: O aluno se alimenta da arte sem copiar propriamente uma produção, sem perder sua autoria e autonomia. Associação do que se faz e do que já foi feito.
Que aluno pretendo formar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.