A COMPLEXIDADE DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE
Profa. Silvia Colello
USP
· Desafio da complexa situação do professor
· Equilibrar o INSTRUIR E O EDUCAR
· Importância do professor como mediador da cultura e da diversidade
· A consciência docente pedagógica dentro das variáveis advindas da profissão, diretrizes claras
· Aprendizagem e não aprendizagem
· Processo cognitivo do aluno
· Relação professor aluno como encontro transformador
· Necessidade para o professor superar barreiras para além dos muros da escola
Uma profissão que muitas vezes adoece, se desgasta, deve fazer com que o professor abra mão da própria vida.
Até a Déc. De 70 a CULPA do fracasso escolar era do aluno, mas caia indiretamente sob o profesor
Nos anos 80 diversos estudos mudaram um pouco a realidade que vão desmistificando crenças, e cria-se a emergência de estudos psicogenéticos. Além da própria escola agora como produtora do fracasso escolar, sendo o PROFESSOR o culpado, reorganize o espaço, assumindo assim a mágica da transformação escolar.
FATORES EXTRÍNSECOS (Saberes formalmente aprendidos)
Profissionalização
Conhecimentos pedagógicos/ conteúdos
Condições objetivas
FATORES INTRÍNCICOS (Saberes vividos)
Profissionalidade (como o docente se ASSUMIU como professor? Profissional + Personalidade)
Concepções aluno/ aprendizagem professor
Condições subjetivas
SATISFAÇÃO X INSATISFAÇÃO
Perspectiva de trabalho transformador, CONHECER, VIVER, REFLETIR E LUTAR por um trabalho docente mais satisfatório.
O professor precisa
QUERER
VIVER EM GRUPO E LUTAR POR SEUS DIREITOS
AFIRMAR-SE COMO SUJEITO DE CONHECIMENTO
SUJEITO QUE DEFINE CAMINHOS E LIDA COM A TRANSFORMAÇÃO
A desvalorização do professor é muito evidente, dia 04/02/2011 Estado de SP artigo sobre a Desvalorização do Magistério
Em 2005foram formados 103 mil jovens em Pedagogia/ Normal Superior, enquanto que em 2009 caiu para apenas 52 mil formados.
Os jovens NÃO QUEREM MAIS SER PROFESSORES!
Artigo da Professora Vera Lúcia dos Santos “Professores em fuga” – Jornal da tarde – 18/02/2011.
Ela diz que este desinteresse vem se decorpirifcando dia a dia, os professores fogem não por covardia, mas pela sua própria dignidade.
O professor precisa de apoio para conseguir concretizar sua prática pedagógica, porém a maioria dos professores está angustiada, desmotivada, cansada e se sentindo só.
Limites e desafios DIA A DIA!!!!
PROFESSOR – LEITOR
Gabriel Perisse
TODA LEITURA É UM APRENDIZADO À DISTÂNCIA: UMA FORMA DE APROXIMAÇÃO COM DIVERSAS REALIDADES
Embora tenha havido uma melhora na média de leitores (4,7 livros ano, mais mulheres do que homens), o Brasil tem uma biblioteca pública a cada 33 mil habitantes.
Os professores precisam ser grande leitores.
Na pesquisa de Maria Helena Martins, ela comprova que os professores não possuem o hábito de ler, no entanto faz com que seus alunos leiam, quando sem ele considera o ato importante.
Para desconsiderar um indivíduo alfabetizada, basta que ele leia um bilhete...
"POQUE EXISTEM OS ANALFABETOS PARA AS ENTRELINHAS" (Guimarães Rosa), isto é, captar o sentido não evidente das realidades atraves das entrelinhas.
A EXPERIÊNCIA DA LEITURA POE QUESTIONAR, AMPLIAR, REVOLUCIONAR, APERFEIÇOAR NOSSA VISÃO DE MUNDO. E NOS FAZER CRIAR UM SISTEMA PESSOA DE CONVICÇÕES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.