Powered By Blogger

terça-feira, 5 de julho de 2011

1a. SEMANA - EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA E PARA A CIDADANIA

A ESCOLA E AS RELAÇÕES COM A COMUNIDADE
Prof. Ulisses Aarújo


A escola precisa ampliar os espaços educativos, incorporando os recursos da cidade e prioritariamente de seu entorno no desenvolvimento de projetos que contemplem a comunidade como espaço de aprendizagem.


A relação  entre a escola e a família, significa entender a comunidade no entorno da escola, que tem uma riqueza enorme para a vida das pessoas, e que contribui muito para o currículo da escola, com projetos, e ações que valorizem a comunidade e as suas relações com a escola.

O grande problema de alguns projetos que acontecem na escola, é que não há uma conexão entre o projeto e o que realmente acontece na escola ou na comunidade. Acabam sendo estanques, como se não tivessem relações um com o outro.
Todas as ações deveriam levar em consideração a escola e seu currículo, sendo este o eixo central para as realizações. O entorno da escola pode ser problematizado e trabalhado no currículo dos alunos.

Para promover a articulação entre a escola e a comunidade, temos três movimentos:
  • para “fora” da escola,
  • para “dentro” da escola
  • protagonismo dos estudantes

movimento para “fora” da escola, é a compreenção de que o entorno da escola pode oferecer um amplo material para ser problematizado e trabalhado em projetos que atendam as necessidades dos alunos e os conteúdos escolares. Os alunos compreendem esta relação a partir do olhar do professor, que direciona o trabalho. Os professores muitas vezes acabam por ser resistentes com este tipo de trabalho, por motivos que são legítimos, mas precisam ser enfrentados quando se pretende reinventar a escola.

Outro movimento é para “dentro” da escola, isto significa trazer para a sala de aula, de forma interdisciplinar, o entorno escolar. Tudo o que é observado pelos alunos, é também organizado pelo professor de forma a apresentar aos alunos a problematização da situação e  busca ser resolvido nas diversas disciplinas.

A chave de tudo isso é o protagonismo do aluno, pois a escola busca integrar em seu currículo, a cultura e a comunidade, tornando a aprendizagem mais prazerosa e significativa para os estudantes. Isto pressupõe uma mudança de prática e ação docente, objetivando também a reinvenção da escola.



FÓRUM ESCOLAR DE ÉTICA E DE CIDADANIA
Prof. Ulisses Araújo


A proposta de Fórum Escolar tem por objetivo articular os diversos segmentos da comunidade, espaço escolar e não escolar, que se disponham a atuar no desenvolvimento de ações mobilizadoras em torno de temáticas de ética, democracia e cidadania no convívio escolar, focando de forma específica quatro eixos de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social.



O Fórum é uma reunião que visa aproximar escola e comunidade, entendendo assim tudo o que está no entorno da escola,  pais, ONGs,  organizações religiosas, comerciantes, e tudo o que interfere na vida das pessoas. Todos são convidados a participar desta reunião, que procura articular os diversos segmentos em torno de questões de democracia e cidadania.

A composição do fórum é a mais aberta possível, com participação de todas as pessoas que tem uma relação com a escola e que estão próximas aos alunos.

O fórum pode definir alguns pontos importantes na escola, tais como:
  •       A política geral de funcionamento, organização e mobilização dos diversos segmentos da comunidade escolar;
  •       O tema dos projetos interdisciplinares e transversais que serão desenvolvidos com os alunos;
  •       Pode estabelecer políticas de ações que atenuem a problemática vivida nesta comunidade
  •       Avaliar o processo de desenvolvimento do fórum;
O fórum atua junto à direção escolar, garantindo espaços e tempos necessários para o desenvolvimento dos projetos, e recursos que permitam a aquisição de materiais para os mesmos.

É interessante convidar pessoas especialistas para discutir com o grupo as temáticas que estão envolvendo o trabalho, e melhorar o desenvolvimento das ações desejadas, também função da comissão organizadora do fórum, além de articular parceria com outros órgãos e instituições governamentais e não-governamentais, que possam apoiar as ações do projeto e a criação de propostas que promovam seu enriquecimento.

Os alunos são sujeitos ativos no processo de organização dos fóruns, os professore promovem discussões entre a comunidade.

Os fóruns ocorrem em forma de plenário, e depois são divididos grupos menores, para propor  estratégias e depois definir o que será efetivamente feito pela escola. Desta forma, todos tomam ciência do que será feito na escola. Tais discussões podem ocorrer semestral ou trimestralmente, dependendo da necessidade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.