LAZER, CULTURA E ELEMENTOS COMUNITÁRIOS
Prof. Ricardo Uvinha
O entendimento do lazer é importante enquanto associado a aprendizagem e qualidade de vida.
O lazer tem uma dimensão subjetiva e uma esfera social muito importante.
Um dos conceitos de lazer segue-se por Henderson:
“O conceito de lazer é difícil de limitar a uma única definição. Como uma experiência compreendida por indivíduos diante de variados contextos, o estudo do lazer tem estado envolvido em três abordagens: tempo, atividade e estado da mente” (HENDERSON, 2001, p.15).
Tempo liberado das obrigações, qualificações, envolvimento, etc.
Na realidade brasileira Dumazedier nos traz importantes contribuições referente ao LAZER:
“Um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou ainda para desenvolver sua formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais” (DUMAZEDIER, 1980, p. 19)
3 D’s
- DESCANSO
- DIVERTIMENTO E
- DESENVOLVIMENTO
Interesses artísticos
Interesses intelectuais
Interesses manuais
Interesses sociais
Interesses turísticos
É possível considerarmos vários destes interesses a cada pessoa, e algumas se colocam de forma preponderante.
Nas comunidades apresenta-se os equipamentos de lazer, como deflagrador;
NÃO ESPECÍFICOS – Não feitos com esta finalidade mas podem ser adaptados
ESPECÍFICOS - Próprios para o lazer
Nem sempre há suficientes equipamentos específicos à comunidades, e a escola pode contribuir com isto. Porém é necessário que a comunidade seja ouvida com relação a seus interesses. É necessária a garantia da autonomia social frente aos espaços reservados para o lazer.
O lazer é extremamente importante enquanto objeto social
LAZER, JUVENTUDE E ESPORTES
Prof. Ricardo Uvinha
É importante destacar o apego à mídia, TV.
O lazer é importante enquanto atividade associada à comunidade, onde também é possível acompanhar jogos, etc. Porém o lazer para o jovem hoje é considerado um lazer-mercadoria.
Ou ainda Deviant Leisure – Desviante, suspeito, transgressão da ordem e da moral
Esportes
Papel dos grupos (“tribos”)
CULTURA E IDENTIDADE DO GRUPO, porque tais fatores acontecem dentro daquela realidade
Espaço físico
Grupos/ “Tribos”/ Gênero
Rixas
Linguagem
Vestimenta
Música
PEDAÇO – Espaço simbólico entre espaço e rua, simbólico ou não simbólico, espaço de encontro com pares.
Esportes radicais/ esportes de aventura, grande marketing.
Aéreos
Aquáticos
Terrestres
Características da aventura é o quesito que atrai pessoas a estes tipos de esportes
Alguns tipos de esportes não atraem somente jovens em idade, tudo depende dos interesses e de como a pessoa se sente diante de tal atividade. Reunir a família durante os esportes também é interessante.
Algumas escolas se adaptam frente à modalidades interessantes aos alunos, ou ainda atividades externas à escolas. Valorizar elementos de cooperação, expressividade, culturais, etc
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.