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domingo, 10 de julho de 2011

7a. SEMANA - EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA E PARA A CIDADANIA

RELAÇÕES COM AS COMUNIDADES E A POTÊNCIA
DO TRABALHO EM REDE
Prof. Patrícia Junqueira Grandino

É necessário estudar nossa contemporaneidade, onde a sucessão dos eventos assumem um ritmo frenético, progressão no ritmo de vida, assumindo questões que o próprio cotidiano nos coloca, nunca d’antes visto.

Até a déc de 50 as pessoas que tinham televisão eram uma quantidade bem menor. A 60 anos atrás a informação podia demorar dias a chegar, e atualmente é dada a notícia em tempo real.

CONTEMPORANEIDADE: TEMPO DE PARADOXOS

Algumas tensões são destacadas:
Ø  Cultura de massa X Cultura Local – tornar-se cidadão do mundo sem perder referências e pertencimento a comunidade de origem
Ø  Tradição X Modernidade – Construir sua autonomia em dialética com a liberdade e a evolução do outro, dominar o progresso científico
Ø  Competição X Igualdade de oportunidades – Conciliar a competição que estimula, a cooperação que reforça e a solidariedade que une.

Há emergência de uma nova classe média, um cenário mais violento, por outro lado à necessidade de grupos de pertencimento, criação de relações mais efêmeras superficiais.

Importância do ser humano em transmitir conhecimento de geração a geração, havendo as transformações adequadas de acordo com cada necessidade e época.

Como poderia-se trabalhar a competição de forma mais estimulante, desafiadora, desejo em alcançar determinados objetivos, com relações mais cooperativas?

COMUNIDADES: Realidade social, que garante a permanência de laços sociais mais estreitos, estes vínculos permitem uma afirmação mais efetiva da afirmação entre sujeitos e grupos (famílias, instituições religiosas, escolas...)

TRABALHO EM REDE visa:
Ø  Potencializar os recursos da comunidade
Ø  Fortalecer a implicação dos diferentes atores de uma comunidade
Ø  Problematizar as questões emergentes da comunidade coletivamente
Ø  Identificar estratégias de enfrentamento compartilhadas

EXEMPLO
Dificuldade de relacionamentos adolescentes x adultos
Pensar cooperadores para resolução de tais conflitos
Mães, pais, avós, líderes religiosos, educadores sociais, agentes comunitários, adolescentes, universidades.

Este grupo pode agir na organização de planos de trabalho de forma ativa e participativa, abordando temáticas como:
Ø  ECA  
Ø  Formação de adolescentes multiplicadores, AGENTE
Ø  Oficinas de pais e educadores

Favorecendo assim estreitamento dos vínculos e prevenção a outras dificuldades de relacionamento, fortalecendo as relações.


UH-BATUK-ERÊ: UMA AÇÃO DE COMUNIDADE
Prof. Edson Azevedo

Experiência escolar na EMEF Profa Esmeralda Salles Prereira Ramos
Jaçanã/ Tremembé

Percebeu-se uma dificuldade de posicionamento por parte dos alunos da comunidade. Frente a uma pesquisa confirmou-se então:
ü  Baixa auto estima devido aos estigmas atribuídos à comunidade
ü  Distorção da identidade, principalmente com relação às origens étnicas

“ENQUANTO A COR DA PELE FORM MAIS IMPORTANTE
QUE O BRILHO DOS OLHOS,
SEMPRE VAI EXISTIR GUERRA.”
Bob Marley

Foi criada uma ação iniciada pelos docentes, a ação UH-BATUK-ERÊ, buscando através de uma ação comunitária melhorar a qualidade de vida dos alunos e da própria comunidade.  Cogitou-se a promoção através da arte.

Diversas frentes foram consideradas a priori:
Ø  Cursos de formação
Ø  Oficinas
Ø  Fóruns Comunitários (os alunos começaram a se colocar com idéias, de forma  protagonista, discutindo também problemas comuns à comunidade local)
Ø  Trilhas Culturais (vivência a outros espaços culturais e possibilidades de melhoria)e trilhas de observação do entorno, ausência de infra estrutura
Ø  Apresentações (nova percepção sobre sí e sobre o outro, fortalecimento e propagação da atividade desenvolvida)

Estas ações trouxeram reconhecimento, referência de pesquisas, conquistas externas:
Ø  Centro de referência de Cultura Afro-Indígena (Ong Polo Cultural Educação e Arte)
Menções:
Ø  Prêmio Paulo Freire de Qualidade de Ensino Municipal
Ø  Prêmio Construindo a Nação/ Instituto Cidadania

Pela FUNAT foi organizado um espetáculo em São Paulo “Mulheres e Divindades”

AÇÃO – EMOÇÃO – AÇÃO
Processo contínuo de formação

MUDANÇAS:
Intervenções
Relações humanas
Compartilhamento
Redução de preconceitos e desigualdades

A ESCOLA TEM UMA GRANDE RESPONSABILIDADE DE MUDAR A SOCIEDADE E AS PESSOAS NELAS INSERIDAS, PARA QUE SE TORNE UM AMBIENTE MAIS SAUDÁVEL A TODOS!

“Há um tempo em que é preciso
Abandonar as roupas usadas,
Já que tem a forma do nosso corpo,
E esquecer os caminhos,
Que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É tempo de travessia, e,
Se não ousarmos fazê-la,
Teremos ficado para sempre,
À margem de nós mesmo.”

Fernando Pessoa

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