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domingo, 10 de julho de 2011

4a. SEMANA - EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA E PARA A CIDADANIA

A CIDADE COMO PROJETO EDUCATIVO
Prof. Sonia Castellar

Estudar a cidade, lugar de vivência, inclusive dos aluno, compreendê-la na dimensão da história, arquiteturas, construções, diferentes escalas de análises.

Discussão na escola sobre a comunidade, quais são suas características, singularidades, igualdades. Estudo da diversidade, cidadania, pertencimento, como o aluno chegou àquela comunidade, referências culturais, organização territorial, características populacionais, contexto escolar, significados e significantes, objetos de valores naquela comunidade,  etc...

Os espaços são organizados dentro de uma lógica, seja uma lógica de organização ou até de desorganização.

Tal estudo integrado nos ajuda a entender melhor a comunidade e as pessoas que dela fazem parte, pensando-se estratégias de melhoria, porém é necessária uma aula externa, pensando outros espaços para organização desta aula. Sair da condição de aula tradicional e adotar diferentes referenciais.

O professor também começa a obter um capital adquirido, o qual só é possível diante da vivência social.

Articular saberes internos, através de um currículo tradicional, em parceria com um saber informal, vivencial, conceitual, saindo a campo e avaliando e criando ações intervindo como forma de melhoria frente a realidade daquela comunidade.

A idéia do currículo integrado é que se utilize objetos de estudos junto à sociedade, além do conteúdo, gerando outros olhares e formas de lidar com conteúdos, diante da realidade local.

Um museu é excelente para se trabalhar vários conceitos, tecnologias, estatísticas, referenciais históricos, geográficos, além da inclusão em conteúdos e matérias escolares formais (por exemplo, o Museu do Futebol). Além das diferenças comunitárias, enfoques ambientais e o respeito às diferenças.

O intuito principal é discutir DENTRO e FORA da escolas os seguintes fatores, de forma mais coerente e paralela:

Ø  Como vivem as pessoas
Ø  Como funcionam as cidades
Ø  Redes de circulação
Ø  Qualidade de vida
Ø  Elaboração do plano diretor
Ø  Análise ambiental



A CARTOGRAFIA E A REPRESENTAÇÃO DOS LUGARES
Prof. Sonia Castellar

Mapas antigos vão se tornando atuais, dimensionar pertencimentos, dar sentido aos locais, bairros, sociedades...

O mapa é um texto, pois passa informação, ajuda na escola pois aprender uma representação cartográfica onde é possível ensinar a ler e escrever. Representações gráficas.

Não adianta fazer cópias!

Que tipos de informações há em um  mapa?

Um mapa representando o local onde se brincava quando pequeno pode trazer várias referências de aprendizado, além das relações com as demais matérias escolares.

Um mapa reproduz sistemas de valores, matemática, conteúdos históricos, geográficos, etc. Diversos elementos são utilizados como fonte de informações diversas e diferentes formas de aprendizagem.

O objetivo é repensar a escola através de outros parâmetros educativos, com referênia de educação para a cidadania, igualdade e respeito.

Mostra revela códigos cartográficos dos trópicos
O Novo Mundo num mapa de Sebastian Münster, 1538




“São Paulo não é apenas o resultado do seu local, da sua situação e do seu clima: antes disso tudo, é o produto do trabalho dos homens que, em diferentes épocas, conforme as circunstâncias históricas mutáveis tiraram partido da natureza inerte.” Pierre Monbeig

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